VALORIZAÇÃO

A programação abriu oficialmente as atividades das instituições para o mês dedicado ao protagonismo feminino

Evento foi transmitido ao vivo no canal da TV IFB no YouTube. Na UnB e no IFB, o mês de março será dedicado a atividades para valorização da mulher. Imagem: Reprodução/TV IFG

A Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) promovem, ao longo de março, atividades diversas em alusão ao Mês da Mulher. Nesta segunda-feira (1º), um evento conjunto, com o tema Mulheres inspiradoras: educação para a transformação, deu início oficialmente às celebrações. Palestra e performance musical marcaram a atividade on-line, transmitida pelo canal da TV IFB no YouTube, com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uso de audiodescrição.

>> Saiba mais sobre a programação para o Mês da Mulher

Primeiras mulheres a assumirem o mais alto posto de gestão em suas respectivas instituições, as reitoras da UnB, Márcia Abrahão, e do IFB, Luciana Massukado, participaram da abertura, que teve também a presença da diretora-geral do Campus Brasília do IFB, Patrícia Albuquerque. Já a palestra principal foi ministrada pela professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Gina Vieira.

Para a reitora Márcia Abrahão, um dos desafios que UnB e IFB têm em comum é a luta pela igualdade de gênero. Imagem: Reprodução/TV IFB

A reitora Márcia Abrahão destacou que 51% dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília são mulheres, mas que a representatividade feminina na instituição diminui quando se trata da ocupação de cargos que exigem tomada de decisão. “É nosso papel institucional questionar e refletir sobre essa realidade”, declarou. Luciana Massukado, por sua vez, abordou o machismo estrutural e ressaltou a importância da liderança feminina pautada por uma cultura de valorização, confiança e capacidade de colaboração.

MULHERES QUE INSPIRAM – Além de destacar o protagonismo feminino nos cargos de comando, a atividade colocou em foco a atuação das mulheres no âmbito educacional. Há 29 anos como docente do ensino básico na SEEDF, Gina Vieira tem uma longa história com a educação. Oriunda de família simples, ela sempre deu muito valor ao aprendizado e tornou-se professora de alfabetização aos 19 anos.

Em sua palestra, a professora destacou a importância de promover uma educação antissexista e antirracista: “a gente precisa [de uma educação focada nessas questões] para que todos os estudantes possam ter o direito de viver plenamente quem são”.

Gina Vieira é graduada em Letras e mestre em Linguística, além de ser autora do livro Mulheres Inspiradoras, que surgiu de um projeto homônimo voltado à valorização das mulheres nas atividades educativas. A iniciativa ganhou 13 prêmios, entre eles o Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos – um reconhecimento internacional –, e virou política pública. Atualmente, está presente em quase 50 escolas do DF e em alguns estados.

Após a palestra, o público pôde interagir com a docente em um momento de perguntas e respostas. Os questionamentos perpassaram assuntos, como o papel do homem na construção de uma cultura que valoriza a mulher e as dificuldades enfrentadas pelas meninas no âmbito da educação, dado o contexto da pandemia do novo coronavírus. A programação da UnB e do IFB para o mês da mulher vai até o dia 31 de março.

Confira a íntegra do evento:

* estagiária de Jornalismo na Secom/UnB