PANORAMA

Em um ano de pandemia, equipe da SDS segue com produção de materiais e ferramentas de apoio e no auxílio a municípios para o enfrentamento da doença

Elaboração de um plano de contingência da covid-19 na UnB, apoio aos municípios no enfrentamento à pandemia, produção de materiais de orientação e adaptação do app Guardiões da Saúde são ações em destaque. Imagem: Freepik

 

No final de fevereiro de 2020, foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. Mas, antes mesmo desse registro, a Sala de Situação da Universidade de Brasília já estava com a primeira versão do plano de contingência pronta para o enfrentamento da doença dentro da UnB. Desde então, muito trabalho foi realizado como, por exemplo, a criação de um projeto de apoio a municípios na resposta à covid-19.

 

>> Relembre: Sala de Situação da UnB ganha espaço no DF e no Brasil no enfrentamento a epidemias

 

A SDS/UnB já estava acompanhando os casos na China desde janeiro de 2020 e logo os especialistas mobilizaram-se em relação à emergência. “Estava em produção um plano de contingência voltado ao sarampo, que foi utilizado como base na construção de um específico para o coronavírus”, conta a coordenadora técnica da SDS/UnB, Marcela Lopes. Segundo a epidemiologista, isso foi possível pois as duas doenças são transmissíveis e muitas atividades previstas no plano puderam ser adaptadas de uma para a outra.

 

O plano de contingência tem como objetivo preparar a resposta para o controle da doença. Vale destacar que para cada cenário operacional dentro de uma instituição, ele precisa ser ajustado, pois conta com a descrição de cargos e pessoas envolvidas, além do detalhamento das atividades de rotina, o que varia para cada entidade. “O plano de contingência feito pela Sala foi direcionado à UnB, porém pode ser utilizado como base para o enfrentamento à covid-19 em outras instituições”, pontua Marcela.

 

Com o enfrentamento à pandemia, novas atividades foram desenvolvidas pelos colaboradores da SDS/UnB. A exemplo disso, pode-se citar o projeto de apoio a municípios na resposta à covid-19. De acordo com a coordenadora técnica da Sala, ele surgiu durante a pandemia e tem como objetivo o uso dos conhecimentos científicos para o enfrentamento da doença em nível local. Somente por meio desse projeto, a equipe da Sala já produziu mais de mil mapas para análises; diversas ferramentas, como a calculadora epidemiológica (saiba mais aqui); guias e manuais. “Os trabalhos ainda continuam e pretendemos atingir ainda mais locais no controle da pandemia”, enfatiza.

 

>> Confira: Calculadora epidemiológica auxilia municípios no enfrentamento da covid-19

 

APOIO AOS MUNICÍPIOS – A experiência exitosa de apoio aos municípios empreendida pela Sala impulsionou a construção de um projeto de preparação e resposta a emergências em saúde pública apoiado pela Skoll Foundation e liderado pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, a ProEpi. A parceria com a SDS/UnB tem por objetivo o apoio técnico para o fortalecimento da inteligência local e para uso de tecnologias sustentáveis por equipes de saúde pública no enfrentamento à pandemia.

 

A meta da rede para Tecnologia e Inteligência Local, a rede TiLS Covid-19, é fortalecer estruturas de resposta coordenada à covid-19 em cem municípios do Brasil e da América Latina a partir do desenvolvimento de capacidades de profissionais de saúde e gestores locais (saiba mais aqui).

 

DESTAQUES – Para se ter uma ideia do material que vem sendo produzido pela SDS com foco na resposta à pandemia, a coordenadora técnica destaca alguns. Marcela afirma que os colaboradores da Sala trabalham na construção de modelos e guias que auxiliem os municípios na construção dos seus planos de contingência específicos. “Existem modelos de plano de contingência, por exemplo, que possibilitam a construção de planos específicos para determinadas situações e instituições. Criamos também treinamentos para elaboração de painéis interativos, onde os municípios podem criar e alimentar de forma independente”, afirma.

 

Outra produção são as formações e pílulas de conhecimento sobre temas relacionados à vigilância em saúde e inteligência epidemiológica realizadas pelos colaboradores da SDS e parceiros, que estão disponíveis no canal da Sala. Uma delas, em parceria com a ProEpi e o projeto Hope, teve por objetivo o desenvolvimento de capacidades de profissionais de saúde voltadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19. As aulas foram divididas em quatro módulos semanais, sendo eles: vigilância, comunicação de risco, prevenção e controle de infecções e assistência ao paciente (saiba mais aqui).

 

Também em parceria com a ProEpi, Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, a SDS/UnB adaptou o aplicativo Guardiões da Saúde para seu uso na vigilância participativa voltada à covid-19. Em março, a ferramenta contabilizou mais de 26 mil cadastros, sendo mais da metade membros da comunidade acadêmica da UnB, onde vem sendo utilizado como parte da estratégia de resposta à pandemia na instituição. O foco agora vem sendo a atualização da funcionalidade de vigilância ativa institucional dentro da Universidade de Brasília.

 

>> Relembre: Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

 

SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE – A SDS é um ambiente de aproximação de estudantes, professores, colaboradores e profissionais de saúde para participação do processo de ensino-aprendizagem dos saberes teóricos e práticos de forma multidisciplinar, por meio da construção de conhecimento coletivo. É um espaço de desenvolvimento de tecnologia de inteligência em saúde dentro da Universidade de Brasília (UnB), para apoiar no monitoramento, análise e definição de ações na área, junto aos estudantes e gestores, na tomada de decisão e respostas em emergências de saúde pública.

 

Conheça a rede TiLS Covid-19:

 

Leia também:

>> Presença de mulheres em profissões 'tipicamente masculinas' é tema de mesa-redonda

>> UnB sedia evento internacional sobre língua e literatura japonesas

>> Reitoras compartilham experiências de gestão na academia

>> UnB pede apoio da Secretaria de Economia para aumentar recursos da FAP-DF

>> Iniciativa de egressas da UnB é selecionada para programa de aceleração de startups

>> Edital para ingresso na UnB por meio do Enem está disponível

>> Boletim Coes volta reformulado e traz as últimas atualizações da pandemia no DF e no Brasil

>> Cientistas mulheres fazem a diferença na pandemia

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> Convidada em conferência do Mês da Reflexão, Débora Diniz defende ciência feminista

>> Consuni indefere processos estudantes expulsos por fraudes nas cotas

>> Observatório da UnB projeta cenários sobre crise da saúde no DF em decorrência da pandemia

>> Em mesa-redonda, gestoras apresentam estruturas de combate ao assédio na UnB

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.