TERCEIRA REUNIÃO

Grupo apreciou e aprovou por unanimidade a identidade visual e o slogan que guiarão os materiais comemorativos

Em reunião virtual realizada na plataforma Teams, a Comissão UnB 60 anos deliberou sobre a identidade visual que comporá os materiais desenvolvidos em comemoração à efeméride. Imagem: Reprodução

A Comissão UnB 60 anos reuniu-se novamente para discutir os preparativos da celebração na tarde desta terça-feira (31). No terceiro encontro, o grupo multidisciplinar que tem a missão de coordenar e planejar as comemorações em torno dos 60 anos da Universidade, em 2022, aprovou por unanimidade a identidade visual e o slogan propostos para a campanha.

“A marca traduz o espírito dessa comissão, uma comissão muito ousada”, descreveu a decana de Extensão, professora Olgamir Amancia. Antes da apresentação oficial do material à comunidade, o design e slogan ainda devem passar por ajustes, em consideração às sugestões apontadas durante a reunião.

"Tenho certeza que vamos fazer uma comemoração à altura da nossa Universidade e dos nossos fundadores", expressou a reitora Márcia Abrahão.

CONSTRUÇÃO COLETIVA – De acordo com o diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas, a proposta já havia sido aprovada por unanimidade no subcomitê de comunicação da Comissão. Compõem o subcomitê o secretário de Comunicação da UnB, Paulo Schnor; o coordenador da Assessoria de Comunicação do Gabinete da Reitoria, Sérgio de Sá; o diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas; e as jornalistas egressas da UnB Márcia Zarur e Lilian Tahan.

Os produtos apresentados foram formulados a partir de solicitação interna da subcomissão para a área de design da Secom da UnB. Marcelo Jatobá, coordenador de Comunicação Visual, explicou que a ideia é “perpassar, com o slogan e com a identidade visual, o resgate de todas as ações que a UnB teve e como ela foi necessária durante esses 60 anos”.

A identidade visual deve ser apresentada posteriormente, após ajustes, em conformidade com a discussão desta terça-feira (31). Na imagem, a reitora Márcia Abrahão, a decana do DEX, Olgamir Amancia, o coordenador de Comunicação Visual da Secom, Marcelo Jatobá, e o diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas. Imagem: Reprodução

Marcelo Jatobá lembrou como inspirações o papel de resistência democrática da UnB, principalmente no período da Ditadura Militar; o pioneirismo em ações afirmativas, uma vez que a Universidade tomou a dianteira na adoção de cotas raciais em processos seletivos de ingresso na graduação em federais; e a contribuição com a ciência. “É a UnB sendo vista tanto como referência nacional quanto como internacional”, descreveu.

AÇÕES EM CURSO – No encontro virtual, também foram apresentados os resultados da primeira etapa do edital UnB 60 anos, que consiste em uma etapa preparatória. Os projetos aprovados vão realizar estudos, levantamentos, pesquisas e preparação de material que irá subsidiar os eventos realizados no próximo ano.

O edital encerrou com um total de 22 projetos aprovados. A decana do DEX apontou que o número é significativo, já que um só projeto pode resultar em diversas ações. Participaram 17 unidades acadêmicas e cinco unidades administrativas. Até o momento já foram liberados aportes para 77 bolsas de extensão.

Faculdade de Saúde, Instituto de Letras, Faculdade de Educação Física, entre outras foram contempladas no edital. De acordo com o documento, cada unidade acadêmica poderá receber dois bolsistas de extensão e até R$ 5 mil em parcela única. "Nós pudemos contemplar todas as demandas das unidades em relação aos bolsistas e estamos agora em fase de análise dos pedidos do recurso. Nos próximos dias, estaremos liberando”, esclareceu a decana Olgamir.

Vale lembrar que a primeira etapa dos preparativos refere-se ao período de agosto até dezembro deste ano. A conclusão da fase deve ocorrer em 15 de dezembro, data em que se comemora a assinatura do documento de criação da UnB pelo então presidente João Goulart.

*Estagiário de jornalismo na Secom/UnB.