PLANO DE OBRAS

Projeto é uma releitura da Unidade de Ensino e Docência, que valoriza ventilação e iluminação natural adequadas para o momento de pandemia

A projeção mostra como ficará o IdA, uma releitura da Unidade de Ensino e Docência. Imagem: Reprodução

 

O Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB) terá um novo espaço para as suas atividades. Localizado próximo ao Beijódromo e ao prédio da Reitoria, serão mais de 5 mil metros quadrados com auditório, laboratórios, ateliês e salas para aulas, orientações, reuniões e coordenação. A obra, licitada em R$ 20,7 milhões, está prevista para ser entregue em 14 meses. A cerimônia de assinatura do contrato ocorreu na terça-feira (28).

A reitora Márcia Abrahão lembrou que a localização do IdA está nos desenhos de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, como consta no Plano Orientador da UnB. “Ali, pela via L4, seria a porta de entrada para a Universidade de Brasília”. Ela destacou que não se trata apenas de um prédio que será construído, e sim de condições de infraestrutura física para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação, mestrado e doutorado, do serviço prestado pelo Instituto e ressaltou a importância das Artes para a Universidade de Brasília e para a sociedade. “Num momento em que as Artes têm sido questionadas por uma parcela da sociedade, a UnB reafirma o seu compromisso institucional e a relevância de todas as áreas do conhecimento”.

O IdA tem 1.800 alunos, 140 professores e 50 técnicos administrativos, além de 17 cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação. “Nunca tivemos um espaço adequado. Isso realmente muda a história do Instituto e ajuda a gente a continuar a missão trazida por Darcy Ribeiro, no primeiro Projeto Político Pedagógico da UnB, que é instruir com cultura e com arte o Distrito Federal”, comemorou a diretora do IdA, professora Fátima dos Santos.

 
A obra, licitada em R$ 20,7 milhões, está prevista para ser entregue em 14 meses. Imagem: Reprodução

 

CONSTRUÇÃO – O espaço abrigará um auditório para 96 pessoas, 15 salas de orientação, 14 salas de aulas, quatro salas de estudo, dois laboratórios de informáticas, oito salas de coordenação, uma biblioteca, além de sala para dois centros acadêmicos, para a empresa júnior e para a administração da unidade e reuniões de conselho.

"O projeto é uma releitura da Unidade de Ensino e Docência bastante utilizada na Universidade. Uma solução com muita ventilação e iluminação natural, que alia necessidades de sustentabilidade e está em conformidade com necessidades trazidas pela pandemia, além de ser um projeto já aperfeiçoado para atendimento às normas vigentes”, explicou o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias.

Em 2017, o Conselho de Administração (CAD) da UnB aprovou plano de obras que previa edificação para o Instituto de Artes. O Plano de Obras da Universidade anteriormente aprovado pelo CAD datava então de 2011. Do Plano de Obras 2017, algumas obras não puderam ser realizadas, por restrições orçamentárias, e então foram priorizadas pelo CAD no novo Plano 2021. São 13 empreendimentos previstos para serem executados com recursos da Lei Orçamentária Anual da UnB e também com recursos de fontes externas. “Nós estamos vivendo uma época de muitas dificuldades financeiras nas universidades e a professora Márcia, o professor Enrique e a equipe da Administração Superior têm tido muita competência para fazer as coisas acontecerem na Universidade de Brasília”, reconheceu a diretora do Instituto de Artes.

Participaram da cerimônia de assinatura do contrato: Márcia Abrahão (reitora da UnB), Fátima dos Santos (diretora do IdA), Nivalda de Araújo (vice-diretora IdA), Augusto Dias (secretário de Infraestrutura), Paulo Koshiba (representante da GCE S/A), e Leonardo Inojosa (diretor do Ceplan). Imagem: Reprodução

 

Assim como outras licitações realizadas em 2020, esta foi feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Com isso, a UnB obteve desconto de 7,36% no contrato, além de proporcionar maior transparência e celeridade ao processo. A empresa GCE S/A executará o serviço.

Participaram da cerimônia de assinatura do contrato a vice-diretora do IdA, Nivalda de Araújo, o representante da empresa GCE S/A, Paulo Koshiba, o diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, Leonardo Inojosa, a decana de Administração, Rozana Naves, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o prefeito dos campi, Valdeci Reis, e o diretor de Obras da Secretaria de Infraestrutura da UnB, Matheus Kaminski.

 

Veja a cerimônia de assinatura do contrato da obra:

 

Leia também:

>> Coral Madrigal UnB lança álbum nas plataformas digitais

>> DEX divulga segunda edição do edital UnB 60 anos

>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022

>> UnB sobe 27 posições no Urap, ranking internacional que mede qualidade acadêmica

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Estudante da UnB desenvolve cartilha educativa sobre a Mata Atlântica para crianças da Baixada Santista

>> UnB permitirá desconto em locação de imóveis que precisam de benfeitorias

>> UnB e Anatel assinam acordo para desenvolvimento do 5G no Brasil

>> HUB estrutura ambulatório de dieta cetogênica para tratamento de pacientes com epilepsia refratária

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.