“Todo o conhecimento que estamos adquirindo como tutores pode ser repassado para a comunidade acadêmica, e isso permite melhorias no processo de ensino e aprendizado enquanto perdurar o ensino não presencial." A declaração de Paulo Victor dos Santos, 29 anos, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGECL/IB), demonstra o comprometimento em contribuir para que alunos e professores da instituição possam vencer os desafios do ensino remoto emergencial.
Paulo Victor integra grupo de cerca de 400 tutores (bolsistas e voluntários) do Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas, que tem atuado para orientar a comunidade acadêmica quanto a dúvidas básicas sobre o acesso e a utilização das plataformas on-line de aprendizagem adotadas na Universidade.
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus impôs desafios à educação e trouxe à tona a necessidade de se pensar alternativas para a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas na UnB, de forma a garantir a segurança de estudantes, docentes e técnicos. Foi preciso adaptar dinâmicas, tarefas e metodologias de ensino ao formato remoto, para que o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020, suspenso em março devido ao avanço do quadro epidemiológico, fosse retomado em 17 de agosto.
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Nesse ínterim, diversas ações foram promovidas para ambientação da comunidade acadêmica ao meio virtual. Docentes puderam participar de formações e acessar conteúdos diversos produzidos pelo Centro de Educação a Distância (Cead) para auxiliá-los no planejamento e na elaboração das aulas em novo formato e também no acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes de forma remota.
Discentes receberam orientações dos decanatos e tiveram apoio do Cead e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para facilitar a adaptação às plataformas virtuais e compreender os processos acadêmicos com o funcionamento da instituição on-line. Tudo isso para que a experiência universitária nesse momento excepcional fosse menos conturbada possível.
O Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas surgiu como resultado dessa busca por oferecer suporte e acolhimento a professores e estudantes no desenvolvimento das atividades acadêmicas neste período, além de trazer mais facilidade no acesso às ferramentas de ensino e aprendizagem. Os tutores auxiliam em questões relacionadas às tecnologias e plataformas oferecidas pela UnB, com a intenção de reduzir o impacto da pandemia nos diferentes processos educativos.
Para muitos deles, a experiência fortalece os vínculos de solidariedade, união e cooperação na Universidade, bem como contribui para que a instituição se mantenha viva, com estudantes e docentes mobilizados no ensino, na pesquisa e na extensão. Além disso, a possibilidade de apoiar quem necessita, sanar dúvidas e partilhar conhecimento é, também, a de incrementar a formação acadêmica de uma forma diferente.
>> Confira relatos de tutores sobre a experiência de integrar o núcleo
ENSINAR E APRENDER – Paulo Victor dos Santos viu na iniciativa uma oportunidade de ajudar e, também, de aprender, em um momento que requer construção coletiva. “Acredito que muitos professores e alunos(as) estão em seu primeiro contato com um ambiente virtual de aprendizagem ou passando por dificuldades com o ensino remoto. Nesse sentido, o núcleo de apoio atua como um mediador, facilitando a resolução técnica de demandas e a adaptação ao uso de tais ferramentas tecnológicas”, explica.
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A satisfação por acolher e informar foi também o que moveu Gabriela Sousa, 21 anos, graduanda do curso de Enfermagem na Faculdade UnB Ceilândia (FCE) , a se disponibilizar à tutoria. Segundo ela, a atribuição também enriquece sua formação.
“Essa experiência está sendo extremamente rica para minha vida acadêmica, ao passo que eu estou aprendendo e aperfeiçoando meus conhecimentos em relação às plataformas digitais importantes para discentes e docentes da UnB, como o Aprender/Moodle e o Teams. Ademais, estou desenvolvendo com maior agilidade minhas habilidades em relação à edição de imagens e de vídeo, ao trabalho em grupo e à escrita", relata.
Gabriela destaca ainda que, nessa modalidade de ensino, “é necessário um tempo de adaptação, e para que ocorra de maneira efetiva, é indispensável auxílio”.
DRIBLAR AS DIFICULDADES – No dia a dia, surgem diversas demandas da comunidade sobre como utilizar as funcionalidades disponíveis no Aprender3 e no Teams, principais plataformas utilizadas nas atividades acadêmicas. As dúvidas vão desde o acesso até a elaboração de atividades, portfólios e fóruns e a disponibilização de aulas gravadas. A graduanda em Fisioterapia Andréia de Amorim, 19 anos, é uma das tutoras aptas a responder os questionamentos.
Antes de oferecer suporte, ela mesma teve que se informar mais sobre os recursos. A tutora destaca a relevância de ajudar aqueles que apresentam dificuldades em certos campos, principalmente no atual momento. “Assim que as ferramentas foram anunciadas, busquei aprender como tudo funcionava, e quando surgiu a oportunidade de fazer parte de um núcleo de apoio às atividades remotas, para ajudar professores e alunos a se adaptarem a esse momento tão único que estamos vivendo, eu não pude deixar passar."
Andréia relata que tem aprendido muito sobre o valor do trabalho em equipe e sobre as facilidades das ferramentas da internet no meio acadêmico. Para ela, o núcleo de apoio é de extrema importância para o aproveitamento do semestre letivo remoto.
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Mesmo diante de todos os desafios em prestar assistência a outros estudantes para que acompanhem as aulas e realizem tarefas de forma remota, os tutores encontram motivação nos retornos quanto ao apoio oferecido, que em geral têm sido positivos, e também nos aprendizados com a experiência. Izabelle Alves, 25 anos, graduanda de Enfermagem na FCE, resolveu integrar o time de tutores por perceber que o núcleo poderia ser fundamental na busca de soluções às dificuldades do atual momento nos processos educativos.
“Com toda essa tecnologia, torna-se um pouco complicado se aperfeiçoar e aprender sozinho. Além disso, ter aulas em casa e ter foco para estudar transforma-se em algo exaustivo quando não há ninguém para compartilhar dos mesmos sentimentos que você. Então, são dessas incompatibilidades e dificuldades que surgem a motivação para tornar o caminho da comunidade acadêmica sem tantas pedras para uma caminhada brilhante", compartilha.
Saiba mais sobre o Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas:
COMO FUNCIONA – O Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas é dividido em quatro grupos de tutores, cada um sob supervisão de um ou mais professores da UnB, de acordo com as áreas do conhecimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
São pelo menos duas equipes de tutores por área, com aproximadamente quinze alunos de graduação e pós-graduação em cada. Os trabalhos acontecem em um esquema de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, e as questões são respondidas via e-mail em até 24h após o recebimento.
Segundo as professoras da FCE Elaine Reis e Jamila Reis de Oliveira, ambas orientadoras no núcleo, nesse semestre as ações foram focadas em tirar dúvidas sobre o acesso às plataformas Aprender3 e Teams.
A UnB QUEM FAZ É A GENTE – Diante do contexto de pandemia de covid-19, a UnB tem mobilizado diversas ações para acolher sua comunidade e apoiá-la no enfrentamento às adversidades impostas no atual cenário. É nesse sentido que foi idealizada a campanha institucional A UnB quem faz é a gente, estratégia de comunicação que busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos.
>> Conheça a campanha e saiba como se engajar
O enredo valoriza o componente humano, maior riqueza da UnB. E invoca o princípio de que a Universidade é feita por gente e para gente. Por isso, o cuidado com a vida e com o bem-estar das pessoas é o que conduz a instituição neste contexto atípico e desafiador.
Assista ao vídeo da campanha:
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