O projeto Educa Covid-19 – Prevenção do Cotidiano da UnB tem desenvolvido estratégias comunicacionais para conscientizar integrantes da comunidade acadêmica que continuam a frequentar os campi da Universidade de Brasília sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus.
No âmbito da iniciativa, vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), foi lançada a série de revistas em quadrinhos UnB contra covid. As narrativas mostram situações cotidianas em relação à covid-19 vivenciadas por trabalhadores terceirizados da UnB em suas atividades. O segundo volume já está disponível e traz histórias do ponto de vista dos vigilantes.
>> Leia o segundo volume da revista UnB contra covid
A produção do material teve a participação dos profissionais terceirizados da segurança da UnB. "Como em outros produtos, o processo começou com a discussão sobre a aplicação das normas de prevenção no dia a dia de um grupo específico da comunidade UnB. A partir dessas conversas, o pessoal, com o acompanhamento da equipe responsável pelo projeto, vai criando seus próprios conteúdos, centrados nessa adaptação da regra técnica ao cotidiano" detalha José Iturri, professor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) e um dos responsáveis pela iniciativa.
As três histórias iniciais do volume tiveram origem a partir de ideias compartilhadas pelos vigilantes em reuniões do projeto, sendo adaptadas pela equipe do Educa Covid-19. As demais foram criadas pela servidora Ana Brandão e pelos professores envolvidos, com base em podcasts produzidos pelos terceirizados e com o apoio de uma colaboradora externa.
Diretora de Administração e Logística da Prefeitura da UnB (PRC), Ana Brandão coordenou os trabalhos da equipe de estudantes do curso de Design e da empresa júnior Lamparina Design, responsável pela concepção da identidade visual da revista. Ela explica que, para chegar ao resultado final, foram necessários alguns encontros on-line com os docentes à frente do projeto. "Após cada reunião, discutíamos as adaptações, complementos e roteiros das histórias", conta.
SENSIBILIZAÇÃO – O volume II traz cinco histórias, com algumas que se conectam. A primeira narra a situação de uma frequentadora da Universidade que não quer utilizar a máscara corretamente. Um vigilante tenta conscientizá-la sobre a importância do uso adequado do protetor facial.
"A mensagem, nestes quadrinhos, é sobre o cuidado que os profissionais da vigilância precisam ter com eles próprios e com a comunidade, para entendermos a necessidade da abordagem deles. Além disso, também demonstram o cuidado de todos com a comunidade universitária, a família e o coletivo", explica Ana Brandão.
Outras situações enfrentadas pelos vigilantes no trabalho diário e relacionadas aos protocolos de biossegurança em ambientes da Universidade, como o uso de máscara e o distanciamento social, são abordadas nas demais histórias.
"Este volume pretende ajudar a comunidade a compreender a abordagem e o trabalho dos vigilantes, além de ressaltar que os vigilantes precisam redobrar os cuidados com eles próprios e que se cada um fizer seu papel, venceremos essa batalha. Assim, as pessoas precisam cumprir as recomendações visando preservar a sua saúde e a do próximo", enfatiza a diretora de Administração e Logística.
Ela acredita que materiais didáticos e lúdicos têm potencial de aumentar a conscientização de todos os segmentos da sociedade quanto à importância da prevenção à covid-19 no cotidiano. "É uma forma de expressão básica, por meio narrativas simples e de fácil compreensão, com recurso da linguagem visual, que representam comportamentos para a reflexão sobre as condutas adequadas que ajudam a evitar a transmissão da doença", avalia.
O professor José Iturri acredita que, por reunir histórias inspiradas em experiências próximas da realidade de trabalho dos terceirizados, o conteúdo pode ter impacto maior na sensibilização sobre a covid-19. "Considera-se que pode aumentar a adoção das normas de prevenção na comunidade em geral e, especificamente, entre os trabalhadores, pois melhora a identificação com situações e pessoas 'reais' em cenas vivenciadas por muitos deles", observa.
OUTROS PRODUTOS – O primeiro volume da revista foi lançado em 2020. Além do produto, outros materiais foram elaborados em parceria com os trabalhadores terceirizados no âmbito do projeto. É o caso dos podcasts, que serão divulgados posteriormente pela Dasu. Também foram gravados nove vídeos, produzidos pela equipe do projeto Educa Covid-19, junto com terceirizados da área da limpeza e um grupo de docentes, técnicos e estudantes da UnB. O conteúdo está disponível no canal da UnBTV no YouTube.
O volume III dos quadrinhos, com histórias relacionadas ao trabalho de funcionários da limpeza, já está em desenvolvimento. A previsão é que esteja disponível no fim de maio.
Confira um dos vídeos produzidos:
*Matéria atualizada em 27 de abril, para acréscimo de informação
Leia também:
>> Pesquisa indica efetividade de vacina contra variante brasileira do novo coronavírus
>> Iniciativa convida universidades a pensarem formas de implementar a Agenda 2030
>> Consuni comemorativo celebra 59 anos da UnB e entrega título inédito de Honra ao Mérito
>> Conheça os agraciados com Honra ao Mérito no Consuni especial de 59 anos da UnB
>> CAD aprova Relatório de Gestão 2020
>> UnB tem cerca de 200 projetos de combate à covid-19 em andamento com apoio institucional
>> Projeção e esperança para os 60 anos da UnB, em 2022
>> UnB completa 59 anos gerando impacto dentro e fora dos ambientes de ensino
>> Sessão especial do Senado comemora os 61 anos de Brasília
>> Retomada segura é prioridade da UnB nestes 59 anos
>> Projeto da UnB e do MEC contribui para a gestão da educação básica nos municípios
>> Cepe começa discussão sobre mudança no regime de trabalho dos docentes
>> Dasu realiza grupos focais na segunda etapa da pesquisa de saúde mental
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus