ARTES CÊNICAS

Iniciativa do Instituto de Geociências promove apresentação neste sábado (27), resultado de oficina neste semestre para preparação de processo criativo

O professor George Sand, que está à frente do projeto, tem experiência com atuação desde 1991. Foto: Hugo de Freitas

Divulgar a ciência por meio da arte. Essa é a proposta de ação vinculada ao projeto de extensão Mostra Permanente de Sismologia, coordenado pelo sub-chefe do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília, professor George Sand. De agosto a novembro, a iniciativa realizou a primeira Oficina de Teatro Científico, com o intuito de capacitar aspirantes a atores para encenação de uma peça teatral de divulgação científica pautada em elementos da ciência da terra. O resultado deste trabalho pode ser conferido em grande apresentação neste sábado (27), em formato on-line, com transmissão pelo Instagram.

O destaque da apresentação fica por conta do Doutor Terremoto, palhaço encenado por George Sand que promete entrevistar grandes personalidades da ciência – todas interpretadas. O Doutor Terremoto é figurinha carimbada nas apresentações do docente com o Observatório Cia Teatral, grupo de teatro do Distrito Federal criado em 2018 e liderado por ele, com a participação de membros da comunidade acadêmica da UnB, cujo objetivo é também difundir a ciência pela linguagem do teatro.

A companhia teve que pausar suas atividades durante a pandemia do novo coronavírus. “Fizemos apenas alguns vídeos de divulgação científica, e mesmo assim, só com o Doutor Terremoto”, conta Sand. No entanto, já se prepara para retomar as atividades em março de 2022, com uma versão adaptada da peça: A Terra Plana! E Agora?, com a qual ganhou o primeiro lugar no prêmio Web do Teatro do DF. No espetáculo, o palhaço figurado por Sand realiza um seminário sobre terraplanismo a pedido do governo.

O Observatório Cia Teatral objetiva difundir o conhecimento científico por meio da arte. Foto: Hugo de Freitas

HISTÓRIA O professor George Sand acumula experiências em atuação desde 1991, tendo sido parte de diversas companhias, o que só aumentou seu amor pelas artes. Em dezembro de 2018, o projeto Observatório Cia Teatral deu seus primeiros passos, mas foi em 2019 que se consolidou: realizou quatro apresentações no Distrito Federal (DF).

Em dezembro do mesmo ano, o grupo foi um dos participantes do Festival Internacional da Casa da Ribeira, o Fica Natal, realizado na capital do Rio Grande do Norte. A companhia, então, decidiu fazer uma pausa em janeiro de 2020, planejando a retomada no mês seguinte com uma turnê, mas a situação da pandemia de covid-19 no país impediu os planos de continuarem.

FUTURO George Sand explica que a ideia é recomeçar a se apresentar nas regiões administrativas do DF, e só depois no Plano Piloto. Além disso, o grupo almeja atuar em escolas e, eventualmente, em outras regiões do país: “A princípio São Paulo, Rio de Janeiro e Natal, que é minha cidade", diz o professor.

O docente avalia que o grande diferencial do Observatório Cia Teatral é que atinge um público que não seria alcançado de outra forma. “Diferente de qualquer outro espetáculo, nossas apresentações têm um público que não assiste teatro”, destaca.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.