Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) irão desenvolver quatro capacitações para estimular o equilíbrio na relação entre trabalho e família para gestores e trabalhadores, além de rever a metodologia que envolve a certificação de empresas com o Selo Empresa Amiga da Família. As atividades compõem o Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 737 mil, assinado nesta segunda-feira (22) pela reitora da UnB, Márcia Abrahão, e a secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ângela Gandra.
“O equilíbrio entre trabalho e família depende de políticas públicas que favoreçam a qualidade de vida das pessoas. Os nossos desafios, no Brasil, são enormes. Fico feliz em ver que a Universidade tem espaço para aplicar a teoria de alto nível que produz”, disse Márcia Abrahão. Os pesquisadores do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) da UnB conduzirão o projeto, que também envolve outras áreas da UnB.
A secretária Ângela Gandra destacou que a base científica é necessária para projetar e acompanhar a eficácia de políticas públicas familiares. "Nós sabemos que é impossível alcançar tudo o que almejamos sem a Universidade porque é essa relação que fortalece a política pública. Escolhemos trabalhar com o equilíbrio trabalho e família porque são as maiores riquezas que um ser humano pode ter. Essa correlação ainda é difícil. Há um medo que isso reduza a produtividade."
O objetivo central do TED é mapear competências que gerem engajamento dos gestores na promoção do equilíbrio trabalho e família. Capacidades de organização do trabalho e de lidar com as adversidades resultarão nos cursos a distância, por exemplo. “Projetos dessa natureza, que envolvem transferência de tecnologia social aplicada para melhoria das demandas dos cidadãos, são gratificantes. Nos anima trabalhar com implementadores de políticas públicas", destacou o coordenador-executivo do projeto e professor da Face, Francisco Antônio Coelho Junior.
O objetivo da Secretaria é fomentar uma nova cultura nas empresas e na sociedade. Neste ano, foi realizada, em parceria com a UnB, a Semana Nacional de Educação em Equilíbrio Trabalho-Família. Os pesquisadores da UnB participaram, em 2019, da experiência piloto do Selo Empresa Amiga da Família. O selo reconhece empresas familiarmente responsáveis e oferece dois prêmios: de melhores práticas em equilíbrio trabalho-família e de ações de educação em equilíbrio trabalho-família.
Leia também:
>> UnBTV é homenageada na Câmara Legislativa do Distrito Federal
>> Em seminário da Fiocruz, reitora defende recomposição de orçamento das universidades
>> Novembro Negro na UnB segue com atividades até o final do mês
>> Observatório da UnB irá monitorar contexto socioeconômico e políticas públicas no DF
>> Faculdade UnB Gama torna-se autossustentável em energia limpa e renovável
>> Estudantes de graduação podem se inscrever em programa de mobilidade virtual até 24 de novembro
>> Ensaio fotográfico de doutorando em Direito ganha prêmio nacional
>> UnB agracia 110 docentes e técnicos com os títulos de Prata e Ouro da Casa
>> Reitoria convida eméritos a participar dos 60 anos da UnB
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencia
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus