PARTICIPAÇÃO

Márcia Abrahão sugeriu, ainda, que o recurso das instituições seja vinculado à arrecadação do país


A redução das desigualdades na educação foi o tema do seminário preparatório para o IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Palestrante convidada, a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, falou sobre os desafios do ensino superior na atualidade e sobre a necessidade de superarmos desigualdades básicas quando o assunto é democracia e educação.

 

“Temos dificuldades enormes no nosso país com relação aos acessos aos direitos básicos da sociedade. Falar em educação num país com essas desigualdades é, de fato, um desafio”, disse a reitora.

 

Em sua apresentação, Márcia Abrahão trouxe o histórico de criação da Universidade de Brasília e os valores sobre os quais a instituição se firmou, Traçou um panorama sobre a autonomia universitária prevista por Darcy Ribeiro na criação da UnB, mas ainda ameaçada nos dias de hoje, especialmente em contexto de desvalorização da educação e de retirada de recursos para financiamento do setor.

 

“Nossas universidades têm passado por muitas dificuldades na questão do orçamento e também da própria credibilidade, que alguns tentam minar”, afirmou Márcia. “Temos feito um movimento muito grande junto ao Congresso Nacional para recompor os nossos orçamentos a níveis de 2019. Isso daria uma ampliação de 17% em relação à proposta de Lei Orçamentária”, detalhou a reitora.

 

Como solução mais duradoura, a reitora Márcia Abrahão defendeu que o orçamento das universidades federais seja vinculado à arrecadação do país. “Não podemos ter um financiamento que oscile ao longo do tempo. As universidades estaduais paulistas, por exemplo, têm um financiamento que está definido em decreto, o que faz com que o financiamento seja de acordo com a arrecadação do estado, e isso dá uma possibilidade de planejamento a curto e longo prazo”, explicou.

 

Ainda sobre financiamento da educação, a debatedora do evento e vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, falou sobre os desafios enfrentados pelos setores de saúde e educação no que diz respeito à competição por recursos públicos com empresas privadas.

 

“Na trajetória do país, foi muito forte na saúde o privilegiamento do setor privado sobre o fomento, com subsídios estatais. E também na educação, em vários momentos históricos. Esse privilegiamento do crescimento do setor privado, subsidiado pelo Estado, faz com que o setor público acabe disputando recursos, especialmente em momentos de escassez”, ressaltou Cristiani.

 

A sede da Fiocruz em Brasília fica situada no campus Darcy Ribeiro da UnB, e as duas instituições são parceiras em diversas ações, tendo atuado juntas durante a pandemia em projetos como a Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps) para o enfrentamento da covid-19 nos territórios, bem como na oferta de cursos diversos sobre aperfeiçoamento de boas práticas para o Sistema Único de Saúde.

 

Convocado a cada quatro anos desde 1988, o Congresso Interno é o órgão máximo de representação da comunidade Fiocruz, em que se delibera sobre assuntos estratégicos relacionados aos rumos da instituição e vai acontecer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

 

Leia também:

>> Novembro Negro na UnB segue com atividades até o final do mês

>> Observatório da UnB irá monitorar contexto socioeconômico e políticas públicas no DF

>> Faculdade UnB Gama torna-se autossustentável em energia limpa e renovável

>> Estudantes de graduação podem se inscrever em programa de mobilidade virtual até 24 de novembro

>> Ensaio fotográfico de doutorando em Direito ganha prêmio nacional

>> UnB agracia 110 docentes e técnicos com os títulos de Prata e Ouro da Casa

>> Reitoria convida eméritos a participar dos 60 anos da UnB

>> Projeto da UnB com o SES-DF garante direitos sexuais e reprodutivos de mulheres vulneráveis na pandemia 

>> Especialistas da UnB analisam a herança da proclamação para a educação brasileira

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencia

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.