RETOMADA

Servidores, terceirizados e estagiários deverão retomar as atividades presenciais em 7 de dezembro

Retorno em 7 de dezembro abrange todos os servidores públicos, terceirizados e estagiários que trabalham nas dependências da UnB. Na imagem, o prédio da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. Foto: Isa Lima/Secom UnB

Foi publicada na segunda-feira (22) a resolução do Conselho de Administração (CAD) a respeito do retorno gradual e seguro ao trabalho presencial na Universidade de Brasília (UnB). A decisão abrange todos os servidores públicos, terceirizados e estagiários que trabalham nas dependências da UnB. As atividades dos servidores que estão sendo realizadas de forma remota emergencial, devido à pandemia de covid-19, serão retomadas presencialmente a partir de 7 de dezembro.

>> Acesse os guias de boas práticas que ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

Todas as unidades acadêmicas e administrativas devem seguir o Plano Geral de Retomada das Atividades na Universidade de Brasília, o Guia de Recomendações de Biossegurança, Prevenção e Controle da Covid-19 na UnB e os Planos de Contingência de cada unidade acadêmica e administrativa.

Trabalhos voltarão a ser realizados presencialmente, com segurança, a partir de 7 de dezembro. Foto: Guia de Boas Práticas - Servidores

"A resolução, que está de acordo com as orientações do governo federal, foi amplamente debatida com a comunidade universitária", explica a reitora Márcia Abrahão. "A Universidade está preparada e espera contar com a colaboração de todos para esse retorno seja feito em segurança e tranquilidade."

De acordo com a resolução e em conformidade com a Instrução Normativa 90 do Ministério da Economia, deverão permanecer em trabalho remoto tabagistas, obesos e maiores de 60 anos, além de pessoas com outras comorbidades, mediante autodeclaração. Servidores que se enquadram nessas situações, mas desejam retornar ao trabalho presencial, também devem enviar autodeclaração à chefia imediata.

>> Leia a resolução completa

Desde que não possuam cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência apto a prestar assistência, também podem se manter em trabalho remoto servidores com filhos ou guarda de menores em idade escolar ou inferior, nos locais onde ainda estiver mantida a suspensão das aulas presenciais ou de creche; servidores com filhos ou responsáveis por crianças e/ou com dependentes com comorbidades que necessitem de assistência de um dos pais ou guardião; e também mães, pais ou responsáveis por criança em período de férias escolares que não tenham com quem deixar a criança neste período de excepcionalidade.

Circular da reitora sobre o tema esclareceu à comunidade que as reuniões dos conselhos superiores da Universidade – Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Administração (CAD) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) – continuarão a ser realizadas de forma remota, assim como as cerimônias de formatura.

VACINAÇÃO – A resolução recomenda, ainda, a vacinação completa a todos os membros da comunidade universitária, sendo o comprovante de vacinação completa obrigatório para acesso à Biblioteca Central (BCE) e ao Restaurante Universitário (RU).

Os conselhos das unidades acadêmicas e os centros vinculados à reitoria poderão deliberar por não permitir exercício de determinadas atividades ou a frequência a espaços sob sua gestão daqueles que não estejam completamente vacinados contra a covid-19.