ANIVERSÁRIO

Cerimônia também lembrou ações da instituição no combate à pandemia e os mortos pela covid-19

Solenidade foi marcada por homenagens. Conselheiros também aprovaram carta em defesa da ciência e da UnB. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O Conselho Universitário (Consuni) reuniu-se, em caráter extraordinário, nesta sexta-feira (23), em sessão comemorativa aos 59 anos da Universidade de Brasília. Para marcar a data, foi apresentada uma carta em defesa da Universidade e da ciência, assinada por ex-reitores, ex-decanos, professores eméritos e outros integrantes da comunidade acadêmica. Com um resumo da trajetória e da importância da UnB desde a sua criação, o documento foi aprovado por aclamação pelos conselheiros.


>> Leia a íntegra da carta

 

Durante a solenidade, também foi entregue título inédito de Honra ao Mérito a ex-alunos da UnB. A honraria passa a ser concedida anualmente a egressos que tenham alcançado reconhecimento nacional ou internacional relacionado à formação acadêmica concluída na Universidade. Diferentes unidades acadêmicas indicaram nomes para receber o título. Avaliadas por uma comissão, coordenada pelo vice-reitor Enrique Huelva, as indicações foram aprovadas por unanimidade pelo Consuni na última reunião, em 12 de abril.

 

Para o vice-reitor, o reconhecimento vem da "necessidade de fortalecer o vínculo entre a UnB e aqueles que formaram e formam, para toda a vida, parte da nossa instituição. Contribui para a construção de uma alma mater, que acolheu e que continua acolhendo aqueles que por ela passam e colaboram para que a Universidade seja de maior qualidade e excelência”.

 

Foram homenageados Fernanda de Pinho Werneck, egressa do curso de Ciências Biológicas; Flávio Calmon, graduado em Engenharia Elétrica; Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá, doutor em Linguística; Leonardo Bursztyn, formado em Economia; e Miriam Jimeno, doutora em Antropologia.

 

>> Conheça os agraciados com Honra ao Mérito no Consuni especial de 59 anos da UnB

 

“Na UnB, eu descobri e vivenciei grandes paixões. Sobretudo, a minha paixão pela ciência, desenvolvida nos programas de iniciação científica da UnB, onde pude construir as bases éticas, científicas e acadêmicas que pautam a minha trajetória como cidadã brasileira e como cientista, que estuda a evolução da biodiversidade e luta por sua conservação”, disse Fernanda Werneck, em seu discurso de agradecimento.

 

Joaquim Kaxinawá desejou que as instituições de ensino sigam valorizando os saberes dos povos indígenas. “Quero agradecer a minha família, meu povo, as instituições formadoras que me trouxeram a esse momento. Aqui, trago essa reflexão para que todas as instituições continuem trabalhando e formando os povos [indígenas], para que eles mesmos possam fazer suas pesquisas, seus materiais didáticos, e, assim, fazer com que a cultura, a língua e os conhecimentos daquele povo tenham continuidade”, defendeu.

Reitora Márcia Abrahão prestou sua solidariedade às vítimas da covid-19 e lembrou esforços da UnB em mais de um ano de pandemia. Imagem: Reprodução

 

PANDEMIA – No início da cerimônia, uma homenagem foi prestada às vítimas da covid-19 da comunidade acadêmica. Durante minuto de silêncio em memória aos que morreram pela doença, uma mensagem transmitida em tela dizia: “A contribuição dos que partiram – estudantes, técnicos e técnicas, professores e professoras e prestadores e prestadoras de serviço – ficará para sempre marcada em nossa memória institucional”. E ainda: "Neste momento tão difícil, a UnB abraça a dor dos que ficam e seguem o caminho possível entre a saudade, a força e a esperança".


A reitora Márcia Abrahão levou uma mensagem de condolências a todos da comunidade que perderam alguém para a covid-19 e prosseguiu com uma avaliação do cenário do último período.

 

“Este último ano foi um dos mais desafiadores da nossa história. A situação, que inicialmente duraria algumas semanas, passou a durar meses, e agora, mais de um ano. Neste cenário tão complexo, a UnB conseguiu manter suas atividades com a excelência que já é característica. O esforço de adaptação e a dedicação contínuas de nossos docentes, técnicos e estudantes fizeram a diferença”, avaliou.

 

O diretor da Faculdade de Medicina (FM), Gustavo Romero, falou sobre a importância da UnB no combate à pandemia. Ele mencionou a parceria com o Instituto Butantan para realização da terceira fase de estudos clínicos de viabilização da vacina Coronavac, no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Cerca de mil voluntários participaram dos testes para verificar a eficácia do imunizante, hoje utilizado em todo o Brasil.

 

O professor da FM relatou que os resultados para que a vacina fosse aprovada emergencialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e constituísse um dos pilares da imunização contra a covid-19 no Brasil não demoraram a surgir.

 

“Foi nesse contexto complexo que a Faculdade de Medicina, o HUB e a administração superior da UnB encamparam a participação no desenvolvimento clínico da vacina contra a covid-19, na iniciativa do Instituto Butantan. Rapidamente, foi montada uma estrutura necessária para incluir centenas de pacientes voluntários no menor tempo possível e organizada uma equipe de mais de 40 profissionais que atenderam todas as demandas do estudo” relembrou.

 

Confira a reunião extraordinária do Consuni:

 

Leia também:

>> Conheça os agraciados com Honra ao Mérito no Consuni especial de 59 anos da UnB

>> CAD aprova Relatório de Gestão 2020

>> UnB tem cerca de 200 projetos de combate à covid-19 em andamento com apoio institucional

>> Projeção e esperança para os 60 anos da UnB, em 2022

>> Sessão especial do Consuni marcará 59º aniversário da UnB

>> UnB completa 59 anos gerando impacto dentro e fora dos ambientes de ensino

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> Sessão especial do Senado comemora os 61 anos de Brasília

>> Retomada segura é prioridade da UnB nestes 59 anos

>> Projeto da UnB e do MEC contribui para a gestão da educação básica nos municípios

>> Cepe começa discussão sobre mudança no regime de trabalho dos docentes

>> Jardins do ICC florescem para o aniversário da Universidade

>> Comitê permanente discutirá gestão de infraestrutura da Universidade de Brasília

>> Dasu realiza grupos focais na segunda etapa da pesquisa de saúde mental

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.