VALORIZAÇÃO

AUD atua para fortalecer a integridade e monitorar as recomendações de melhoria da instituição. Live nesta segunda (29) marcou as comemorações

A missão da Auditoria Interna é agregar valor à Universidade com serviços de consultoria, assessoramento e recomendações de melhorias em processos de controles internos. Arte: Secom/UnB

 

A atuação em micro e macro processos organizacionais da Universidade de Brasília, agregando valor à instituição ao contribuir para o alcance de suas metas – que envolvem a oferta de ensino, pesquisa e extensão de excelência –, faz da Auditoria Interna (AUD) um dos pilares para a governança da UnB. A unidade colabora de forma preventiva e se configura como um órgão de assessoramento do Conselho de Administração (CAD). Presente no dia a dia da instituição, este ano a AUD completa 35 anos. Para marcar o momento, um evento comemorativo foi transmitido nesta segunda-feira (29), pelo canal da UnBTV no YouTube.

 

“[Estamos a] comemorar 35 anos podendo afirmar que sim, agregamos valor e estamos agregando. Nosso esforço de melhoria é contínuo para agregar valor aos processos da Universidade de Brasília, em apoio à alta administração e aos gestores da Universidade”, afirma Abimael Costa, professor da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face) e auditor-chefe da UnB.

 

Compõem o escopo de atuação da Auditoria Interna atividades de gestão de pessoas, orçamentária, financeira e de infraestrutura. A unidade presta serviços à Universidade desde a análise de contratos licitatórios à avaliação e recomendação de ações que envolvam a manutenção de espaços de uso comum, e auxilia nos processos relacionados à aposentadoria de servidores. 

 

A metodologia de gestão de fatores de risco é aplicada para selecionar quais macroprocessos são mais relevantes a serem auditados em ciclos anuais de trabalho. A partir disso, a unidade elabora o Plano Anual de Auditoria Interna, que a cada ano é encaminhado à Reitoria da UnB, aos conselheiros do CAD e, depois, validado pela Controladoria Geral da União (CGU). As normas contidas no documento funcionam como guia para o trabalho de gestão universitária.

 

O papel da AUD na UnB foi fortalecido em junho de 2019, com a aprovação de seu Regimento Interno, que estabelece as competências e o propósito de colaboração da unidade à instituição. Para Abimael Costa, a resolução, validada pelo CAD, “permite um diálogo aberto com os gestores da Universidade, porque a aprovação do regimento interno deixa clara a nossa atuação, atividade, os nossos serviços e também resguarda os princípios éticos relacionados às atividades de auditoria governamental”.

 

VALORES E SERVIÇOS – “O nosso trabalho perpassa todos os processos da Universidade. Dependendo do trabalho a ser realizado, a Auditoria vai conversar, apoiar, avaliar e auditar as unidades, quer sejam unidades administrativas ou acadêmicas”, ressalta o auditor-chefe.

 

Esta tarefa é organizada de acordo com o Plano Anual de Auditoria Interna. Os processos envolvem diálogo com a Administração Superior da UnB, as unidades e os gestores para estabelecer e monitorar o alcance das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Auditor-chefe Abimael Costa destaca evolução do desempenho da UnB no atendimento às demandas do TCU. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Identificar irregularidades na Universidade também faz parte da atuação da AUD. Após a identificação, a Reitoria ou o órgão responsável é conscientizado a fim de que ações de reparo sejam tomadas. A AUD também atua em conjunto com a CGU e o Tribunal de Contas da União (TCU), para esclarecer sobre o funcionamento da Universidade.

 

“Tanto o TCU quanto a CGU também realizam trabalhos de auditoria, cada um dentro da sua competência. A Auditoria Interna auxilia o TCU e a CGU quando estes demandam serviços de auditoria para a Universidade”, explica Costa. “Nos últimos quatro anos, a Universidade de Brasília atendeu, dentro do próprio ano, 99% das demandas do TCU.”

 

O serviço de consultoria prestado pela AUD é dividido em atividades de assessoramento e aconselhamento aos gestores da instituição, que acontecem por demanda. As solicitações são analisadas e atendidas dentro da capacidade operacional da equipe. O assessoramento das solicitações do TCU é realizado conforme as decisões chegam à Universidade por intermédio de acórdãos, por exemplo, que determinam implementação de melhorias, recomendam discussões ou informam o andamento de processos, como a validação da nomeação de novos servidores.

 

Considerado por Abimael Costa como “o coração do trabalho realizado pela Auditoria”, o monitoramento da implementação de melhorias dos controles internos tem o objetivo de garantir que o ofício da AUD traga resultados efetivos à instituição. Consiste em acompanhar as recomendações enviadas à Administração Superior pela AUD ou pelos órgãos de controle externo, como TCU e CGU –  isso ocorre para que a Auditoria Interna possa auxiliar os gestores na melhor forma de ação.

 

>> Relembre: Universidade melhora em governança e gestão em autoavaliação do TCU 

 

De acordo com o auditor-chefe da UnB, este ano, por conta do trabalho realizado pela unidade, a UnB ampliou processos referentes aos recursos do programa de assistência estudantil. Intermediada pelo CAD, a Universidade aprovou uma comissão permanente de monitoramento e planejamento da execução dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

 

“Fator que está garantindo a manutenção de muitos estudantes por intermédio das bolsas. Enquanto outras universidades estão descontinuando bolsas, a Universidade de Brasília não está. Claro, dentro das suas condições, está mantendo o máximo possível desses estudantes que tenham necessidades socioeconômicas”, conta Costa.

 

PANDEMIA, COMUNICAÇÃO E MELHORIAS – Assim como em toda a instituição, o trabalho da Auditoria Interna da UnB não parou durante a pandemia. Logo após o Ato da Reitoria nº 0392/2020, que suspendeu as atividades presenciais na UnB em março de 2020, a equipe da AUD começou a redesenhar os processos de trabalho.

 

Os membros da AUD vêm utilizando ferramentas do Office 365, como o Teams, para gerenciar os processos e conversar com os gestores. Reuniões semanais foram organizadas, sendo o início da semana reservado para a distribuição de tarefas, e a sexta-feira, para de aferição das dificuldades e andamento dos processos. Também faz parte da atuação da AUD visitas técnicas in loco, mas durante a pandemia eles não foram realizados tendo em vista o isolamento social.

 

“Trabalhos de auditoria que, no seu bojo, tivessem atividades como essas não foram incluídos no planejamento [anual]. Agora, estamos acompanhando toda a retomada, de forma gradual e segura, para que possamos planejar, se necessário for, trabalhos in loco”, compartilha Abimael Costa.

 

Os processos concluídos no período demandaram análises e entrevistas. “Todos os sistemas integrados da Universidade nos permitiram realizar esses trabalhos sem a necessidade de visitas ao local", reforça Costa.

Autoridades representantes de diversas auditorias internas prestigiaram o aniversário da AUD. Imagem: Reprodução

 

O principal canal de comunicação da AUD é seu portal, em que todo o trabalho é divulgado para ampliar a visibilidade aos serviços prestados. Nos últimos dois anos, a AUD também implementou dois sistemas integrados. O Conecta TCU, do próprio órgão, viabiliza a comunicação institucional com as áreas de controle e com a Universidade. Já o e-AUD é uma ferramenta operacional para acompanhar os fluxos de demandas e os processos da CGU. Na UnB, um módulo de auditoria foi agregado ao Sistema Integrado de Gestão (SIG).

 

>> Acesse balanço das atividades da AUD/UnB

 

ANIVERSÁRIO –  Os 35 anos de serviço da Auditoria Interna da UnB foram exaltados em dois eventos em 2021. A primeira homenagem foi em abril. A segunda live comemorativa aconteceu nesta segunda-feira (29), com transmissão no canal da UnBTV no YouTube. O evento destacou a relevância do papel da unidade e da parceria com os órgãos de controle externos para o sucesso das ações institucionais. 

 

Presentes na cerimônia, Cristiano Coimbra, coordenador-geral de Auditoria da Área de Educação Superior e Profissionalizante da CGU, e Leandro Santos, diretor da 4ª Diretoria Técnica do TCU de Educação Superior/Universidades, ressaltaram que entender melhor o funcionamento das universidades federais por meio das auditorias internas, inclusive da UnB, colabora com a conexão e melhoria na implantação de estratégias e iniciativas nas instituições.

 

Um dos resultados dessa interlocução foi mencionado por Abimael Costa. “Temos muito o que exaltar, pois nesse período a Auditoria Interna da UnB aperfeiçoou os processos, renovou a força de trabalho e preparou-se para auxiliar a boa governança da UnB. Além de tudo isso, podemos destacar a contribuição da AUD em diversos momentos, assessorando a avaliação dos controles internos da Universidade para melhoria significativa dos indicadores de governança e de gestão do Tribunal de Contas da União”, observou. “Esse é um resultado que demonstra a qualidade da Auditoria Interna e também indica as bases para um futuro que promete ainda mais realizações.”

 

O auditor-chefe também citou a colaboração de todos os servidores que já passaram pela unidade e dos que hoje a compõem. “Eles buscam constantemente a capacitação continuada, estão envolvidos em atividades e ações visando um futuro que, com certeza, continuará fazendo história na Universidade. Esta equipe é motivo de orgulho para a UnB”, elogiou.

 

Em referência ao subtítulo do evento, 35 anos agregando valor, e à sua formação e atuação em linguística, a decana de Administração (DAF), Rozana Naves, abordou o conceito de valor, que “se define pela oposição a outro elemento no mesmo nível de análise”.

 

“Portanto, um conceito relacional, que evidencia uns elementos em relação com os outros. É exatamente assim que concebemos e identificamos o papel da nossa Auditoria Interna, como um setor da UnB que cotidianamente agrega valor ao nosso fazer administrativo e à nossa gestão, atuando conosco – cada um em seu respectivo papel – nessa dimensão espacial e histórica representada por esse aniversário de 35 anos”, pontuou a decana.

 

Confira a íntegra do evento: 

 

 *estagiária de Jornalismo da Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB publica edital do Vestibular de 2022

>> Cepe amplia dupla diplomação e simplifica gestão de vagas na graduação

>> UnB estreita parceria com o Japão

>> Projeto de extensão leva conhecimento sobre ciência por meio do teatro

>> Estão disponíveis os novos editais do Programa de Avaliação Seriada

>> Publicada resolução que define retorno ao trabalho presencial

>> UnB e Secretaria Nacional da Família assinam TED sobre equilíbrio entre trabalho e família

>> UnBTV é homenageada na Câmara Legislativa do Distrito Federal

>> Em seminário da Fiocruz, reitora defende recomposição de orçamento das universidades

>> Novembro Negro na UnB segue com atividades até o final do mês

>> Observatório da UnB irá monitorar contexto socioeconômico e políticas públicas no DF

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.