PARCERIA

Márcia Abrahão pediu testagem da comunidade contra a covid-19 e ampliação das frotas de ônibus que servem os campi da UnB

Secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reitora Márcia Abrahão, governador Ibaneis Rocha e secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

A reitora Márcia Abrahão esteve com o governador Ibaneis Rocha nesta terça-feira (5) para tratar sobre as principais demandas da comunidade e agradecer a parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF). Participaram do encontro o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, e o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

“Gostaria de agradecer a parceria que o GDF tem mantido com a Universidade em diferentes áreas. Nossa comunidade envolve quase 60 mil pessoas e as aulas voltam totalmente ao presencial em junho. Temos a maior biblioteca pública do DF, aberta para toda a comunidade externa. Trouxe algumas demandas para garantir a segurança de todos”, disse a reitora.

Márcia Abrahão entregou um documento com as solicitações de testagem da comunidade e de ampliação das linhas de ônibus que chegam ao campus Darcy Ribeiro e dos que circulam entre os campi. “Fizemos uma pesquisa que mostrou que 70% dos nossos estudantes utilizam o transporte público”, ressaltou.

O governador afirmou ter sido fundamental o trabalho desenvolvido pela Universidade de Brasília durante a pandemia e reconheceu que a comunidade universitária é maior que muitos municípios.

O secretário Valter Casimiro afirmou que o GDF tem frotas suficientes para a demanda da Universidade e que os técnicos de seu gabinete estão cuidando da organização dos ônibus para esse retorno. “Nossa parceria com a UnB é contínua. Estamos em contato com especialistas da Universidade para a atualização do PDTU [Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal].” Ele também informou que pretende que as bicicletas públicas retornem a circular na UnB.

A reitora agradeceu a recepção do governador e lembrou que a Universidade continua à disposição para colaborar quando necessário. Ibaneis Rocha disse que está atento às parcerias com a UnB, a exemplo do satélite lançado na última sexta-feira (1°), que teve aporte financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), e com o Hospital Universitário (HUB).

 

Leia também:

>> Contabilidade e Finanças da UnB entra no ranking internacional QS

>> UnB vai contratar plano de saúde para servidores

>> Nanossatélite desenvolvido na UnB está em órbita

>> Universidade seleciona 300 monitores para 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Reitora inaugura prédio de ensino e pesquisa na Faculdade UnB Ceilândia

>> Próximo semestre letivo da UnB será presencial

>> Cooperação entre UnB e MPT facilitará acesso de estudantes com deficiência ao mercado

>> Semana Universitária 2022 tem data pra começar

>> Sala de Situação da UnB publica relatório com ações que marcam seus cinco anos de atuação

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.