EXCELÊNCIA

Dez áreas de conhecimento da Universidade de Brasília estão entre as melhores do mundo, segundo avaliação internacional

Ranking avalia qualidade de mais de 1,5 mil universidades do mundo. Dez áreas da UnB constam na lista. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília (UnB) manteve dez áreas do conhecimento no QS World University Rankings by Subject, divulgado nesta quarta-feira (6). Pela primeira vez, a área de Contabilidade e Finanças aparece na lista, entre as posições 300 e 350. Os melhores desempenhos da UnB são em Ciências Agrárias e Florestais e em Sociologia.

Das dez áreas acadêmicas da UnB listadas este ano, 60% mantiveram-se no mesmo patamar, 30% melhoraram a posição no ranking e 10% caíram. As áreas de Economia e Ciências Biológicas subiram um nível. O QS por grandes temas avaliou 15.200 programas em 1.543 universidades em todo o mundo.

"Mais uma vez, a Universidade apresenta bons resultados no QS Subjects", comemora a reitora da UnB, Márcia Abrahão. "E esses resultados são uma consequência do trabalho árduo dos docentes, técnicos e estudantes que fazem a Universidade."

O QS World University Rankings é elaborado pela consultoria QS Quacquarelli Symonds, uma das principais organizações a medir a qualidade do ensino superior em todo o mundo. Para o ranking por assunto, são avaliados indicadores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e o Índice-H, baseado no conjunto dos trabalhos acadêmicos mais citados e no número de citações que eles receberam em outras publicações.

No quesito reputação acadêmica, a melhor performance é do Direito, com uma pontuação de 59.9. Em reputação entre empregadores, o melhor desempenho ficou com as Ciências Ambientais, com 60.3. Em citações, a avaliação de destaque foi para Ciências Agrárias e Florestais, com 78.8. A área também se sobressaiu no Índice-H, com 70.4 de pontuação.

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, destaca que a priorização de investimentos nas atividades-fim tem sido uma aposta da Administração Superior. "De 2016 a 2022, mesmo com uma redução nominal do orçamento discricionário da UnB de 44,4%, houve ampliação média de recursos para as unidades acadêmicas de 53,5%", explica Denise Imbroisi. "Isso se soma a recursos para editais de apoio a publicação de artigos e livros, participação em eventos científicos, bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, bolsas para extensão. Enfim, é um esforço contínuo para melhoria dos indicadores acadêmicos institucionais."

O Brasil é o 15º país mais representado no ranking, em número de universidades avaliadas. No que diz respeito aos programas que estão avaliados entre os cem melhores no mundo, o Brasil ocupa a 21ª posição, com 51 programas de sete instituições entre os cem melhores nas suas categorias.
 
De acordo com Guilherme Viana, da diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais, do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO), há "um esforço contínuo, também, de conscientizar a comunidade universitária sobre as diversas formas pelas quais somos avaliados, tanto interna quanto externamente, por meio de ações como o AvaliaUnB, uma ação da DAI em parceria com Comissão Permanente de Avaliação (CPA)".

>> Conheça a CPA, que fornece um retrato da Universidade

Confira as áreas da UnB no QS World University Rankings by Subject 2022:
1. Ciências Agrárias e Ciências Florestais (201-250)
2. Sociologia (201-250)
3. Direito (251-300)
4. Contabilidade e Finanças (301-350)
5. Ciências Ambientais (351-400)
6. Economia e Econometria (351-400)
7. Medicina (401-450)
8. Ciências Biológicas (401-450)
9. Matemática (451-500)
10. Ciências da Computação e Sistemas da Informação (551-600)

 

Leia também:

>> UnB vai contratar plano de saúde para servidores

>> Nanossatélite desenvolvido na UnB está em órbita

>> Universidade seleciona 300 monitores para 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Reitora inaugura prédio de ensino e pesquisa na Faculdade UnB Ceilândia

>> Próximo semestre letivo da UnB será presencial

>> Cooperação entre UnB e MPT facilitará acesso de estudantes com deficiência ao mercado

>> Semana Universitária 2022 tem data pra começar

>> Sala de Situação da UnB publica relatório com ações que marcam seus cinco anos de atuação

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave