GESTÃO

Os fiscais setoriais auxiliam no acompanhamento dos serviços contratados pela instituição. Segundo encontro ocorreu nesta quarta-feira (24)

Primeira capacitação, para fiscais setoriais de contratos por postos de trabalho (como limpeza), aconteceu em abril. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A Universidade de Brasília, por meio do Decanato de Administração (DAF) e do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), oferece uma série de encontros e capacitações para servidores que atuam como gestores e fiscais técnicos, setoriais e administrativos dos contratos da instituição. As reuniões on-line acontecem uma vez por mês. A primeira, em 27 de abril, capacitou 263 servidores. A segunda ocorreu nesta quarta-feira (24). O objetivo é oferecer ferramentas de desenvolvimento para os gestores e fiscais.

“A fiscalização colabora, de maneira significativa, para a manutenção da qualidade do serviço que a Universidade requer. Quando você tem esse modelo de fiscalização feito por servidores das unidades administrativas e acadêmicas como fiscais setoriais, você tem múltiplas visões. Assim, aumenta a percepção e aumenta o acompanhamento”, ressalta o decano de Administração, Abimael Costa. O encontro desta quarta focou nos fiscais técnicos dos contratos de manutenção predial.

A primeira capacitação foi voltada para os fiscais setoriais dos contratos por postos de trabalho (limpeza, recepção, apoio e copeiragem). Eles são responsáveis, por exemplo, por assegurar que o número de empregados alocados ao serviço pela contratada é suficiente para o bom desempenho dos serviços.

A técnica administrativa Sileidi Lopez, do Centro UnB Cerrado, atua como fiscal setorial há três anos. Ela participou da palestra dos contratos por postos de trabalho. “A experiência foi muito boa. O DAF abordou diversos assuntos. Exemplificaram bastante e responderam várias dúvidas. Foi bem produtivo”, afirmou a servidora.

ENTENDA – O fiscal setorial é indicado pelo fiscal técnico ou pelo dirigente máximo da área requisitante do serviço ou atendida pelo contrato. Ele atua auxiliando na inspeção técnica. Já o fiscal técnico é responsável pela elaboração do plano de fiscalização a ser utilizado durante toda a vigência do contrato.

Ao gestor, cabe coordenar as atividades relacionadas à fiscalização e ao público usuário, bem como os atos preparatórios à instrução processual e o encaminhamento da documentação pertinente à Diretoria de Contratos Administrativos (DCA/DAF).

CALENDÁRIO – Em 21 de junho, o DAF realiza o treinamento com os gestores e fiscais de contratos especiais. Depois, ocorrerá a palestra com os fiscais técnicos dos contratos sob demanda (exceto manutenção predial), em 16 de agosto. Por fim, em 20 de setembro, o encontro vai falar sobre contratos da Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI).