GESTÃO

Objetivo é aperfeiçoar atividades de gestão ao dar maior transparência ao funcionamento das diferentes instâncias da Universidade

Novo modelo de governança da UnB exibe a sociedade como primeira e mais importante instância para a instituição. Arte: Igor Outeirall/Secom UnB

 

No percurso de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028, a UnB acaba de adotar novo modelo de governança, que facilita o entendimento da sociedade sobre como funciona a instituição e sua relação com entes externos.

“Com o novo modelo, a ideia é que a Universidade seja mais eficiente em ações de gestão, planejamento, execução e controle”, destaca a coordenadora de Planejamento e Apoio à Governança da Diretoria de Planejamento do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPL/DPO) da UnB, Rayanne Souza.

Ela lembra que governança é também um mecanismo de controle social das atividades do Estado e quanto mais a sociedade souber como funcionam as diferentes instâncias de decisão, melhor pode ser feito esse controle.

“É importante ressaltar que o novo modelo resulta da avaliação e do aperfeiçoamento do modelo anterior. O que ocorreu de fato foi que se observou, a partir de orientações normativas do governo federal e das melhores práticas adotadas atualmente pelos órgãos e instituições públicas, a necessidade de aprimorar o modelo e implementar diversas melhorias”, explica.

Coordenadora de Planejamento e Apoio à Governança da DPL/DPO, Rayanne Souza, e decana do DPO, Denise Imbroisi. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Entre as melhorias, ela cita a adequação do modelo atual ao sistema de governança das organizações públicas proposto no Referencial Básico de Governança do TCU, a adoção das melhores práticas utilizadas pelas instituições federais de ensino superior quando o assunto é estrutura de governança e a inclusão da sociedade na representação gráfica do modelo.

“Ter a sociedade representada graficamente no novo modelo, como primeira e mais importante instância, é fundamental, pois a própria missão institucional da UnB contempla a formação cidadã e o comprometimento com a busca de soluções democráticas para questões nacionais e internacionais, por meio de sua atuação de excelência”, diz.

Aprovado pelo Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade da UnB, vinculado ao Conselho de Administração, o documento foi elaborado pela Diretoria de Planejamento com base em leis e normas, como o estatuto e o regimento geral da UnB, e em teorias e práticas adotadas na instituição e fora dela.

 

Diagrama da estrutura de governança da UnB. Clique na imagem para ampliar. Imagem: Reprodução DPO

 

Leia também:

>> Licenciatura em Educação no Campo completa 15 anos

>> Nobel de Medicina Randy Schekman torna-se Doutor Honoris Causa pela UnB

>> Ações do Maio Amarelo chamam a atenção no campus Darcy Ribeiro

>> Semana da África oferece imersão cultural à comunidade acadêmica

>> UnB desenvolve plataforma que ajuda população a indicar prioridades para o governo federal

>> Universidade cria Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental

>> Evento leva divulgação científica a bares da capital

>> Pesquisadores da UnB projetam equipamento para testar resistência de turbinas de avião

>> Universidade sobe duas posições no ranking CWUR

>> UnB participa da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

>> Faculdade UnB Planaltina comemora 17 anos

>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?

>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro

>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social

>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB

>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.