PARTICIPAÇÃO

Principais dúvidas dos estudantes foram sobre retorno das atividades presenciais e prorrogação de prazos de teses e dissertações

Durante fórum, discentes da pós-graduação puderam levar suas demandas para discussão junto à administração superior. Imagem: Reprodução

 

Representantes discentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB) reuniram-se virtualmente, nesta segunda-feira (4), com a reitora da UnB, Márcia Abrahão, o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, e o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó. A pauta do Fórum de Discentes de Pós-Graduação da UnB foi aberta para apresentação de demandas e sugestões dos estudantes.

 

A reitora aproveitou a oportunidade para detalhar as políticas que a UnB tem adotado para destinar recursos aos discentes da pós-graduação. “Este ano, em função da redução das bolsas das instituições de fomento, nós lançamos editais para estudantes em vulnerabilidade e também outros editais que envolvem bolsas no âmbito do combate à covid-19 e de apoios para programas que não são cobertos pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]”, disse.

 

Ainda sobre os editais, o decano Lúcio Rennó explicou que a UnB tem pleiteado outras fontes de recursos para ajudar a financiar as pesquisas da pós-graduação. “Também estamos trabalhando com a FAP-DF [Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal] para construir editais com previsão de bolsas de pesquisa. Nós temos um compromisso forte e central na nossa agenda de ampliar o financiamento da pós, mesmo nesse momento de restrição orçamentária”, contextualizou.

 

A representante discente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Magnólia Abreu, perguntou sobre os encaminhamentos para um possível retorno presencial das atividades acadêmicas no próximo semestre letivo.

 

A reitora ressaltou que a decisão será tomada com base nos indicadores científicos e pelas unidades acadêmicas representadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), de acordo com o que está previsto no Plano Geral de Retomada das Atividades, elaborado pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar).

 

“Administrativamente, estamos com tudo pronto, dependendo do avanço da pandemia. Temos um comitê que coordena as ações de retomada, que é presidido pelo vice-reitor, e esse comitê fez recentemente algumas oficinas para que as unidades se organizem. Agora, estamos na fase de organização da lista de oferta”, explicou Márcia Abrahão.

 

A retomada das atividades presenciais começou a ser discutida no último Cepe. Agora, as unidades acadêmicas terão cerca de um mês para sugerir ajustes na minuta de resolução e devolver ao Conselho, que vai deliberar sobre o próximo passo a ser dado.

 

“Se a pandemia estiver controlada, em janeiro, teremos uma presencialidade maior do que a que temos hoje em dia. Dependerá também do planejamento das unidades, não é uma imposição”, ressaltou a reitora.

 

PRORROGAÇÃO – Outro assunto da reunião foi a prorrogação de prazos para entrega de teses e dissertações facultada aos estudantes que entraram nos programas de pós em 2020 ou antes. A exceção ocorreu por conta do período da pandemia e do período em que a UnB não ofereceu atividades presenciais e remotas.

 

O decano Lúcio Rennó esclareceu que é, sim, facultado aos estudantes o pedido de prorrogação por até um ano, mas que essa prorrogação não é automática, ou seja, precisa ser solicitada pelo estudante, com anuência do professor orientador.

 

“As comissões de pós-graduação têm que tratar de forma igual todas as demandas, dando o prazo necessário, que pode chegar a esses limites colocados. Para quem entrou em 2021, a comissão tem mais autonomia para decidir se o período vai ser restrito a um ano ou se será necessário mais tempo”, destacou Rennó.

 

Leia também:

>> Vida e militância de Paulo Freire são exaltadas no encerramento da Semana Universitária

>> Feira de Saúde do HUB traz reflexão sobre sobrecarga de mães e profissionais de saúde durante a pandemia

>> Cepe define regras para estágio pós-doutoral na UnB

>> Fórum discute avaliação dos cursos da UnB durante a pandemia

>> Mesa-redonda na Semana Universitária discute papel da arte no cenário brasileiro

>> UnB apresenta graduações para alunos do ensino médio

>> Encerramento da Semana Universitária traz debate sobre o legado de Paulo Freire

>> Semana Universitária 2021 tem programação plural nos campi da UnB

>> Inscrições prorrogadas para a transferência facultativa

>> Reitora recebe estudantes do ensino médio para tirar dúvidas sobre a UnB

>> Dia da saúde mental promove reflexões 'fora da caixinha'

>> Pesquisadoras e gestoras destacam experiências de mulheres em projetos acadêmicos

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-1

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.