ADMISSÃO

Etapas 1 e 2 ocorrerão em junho. Editais já estão disponíveis na página do Cebraspe, banca contratada para a execução da avaliação

Adiadas por conta da pandemia, provas das três etapas do PAS já têm datas marcadas. Programa dá acesso a cursos de graduação dos quatro campi: Darcy Ribeiro (imagem), Ceilândia, Gama e Planaltina. Foto: Isa Lima/Secom UnB

A Universidade de Brasília marcou a data para a aplicação das provas da etapa 3 do Programa de Avaliação Seriada (PAS). A avaliação será realizada em 18 de julho. Os aprovados ingressarão na Universidade no segundo semestre letivo de 2021, previsto para iniciar em janeiro de 2022. Já as provas das etapas 1 e 2 ocorrerão nos dias 27 e 20 de junho, respectivamente, conforme previsão já divulgada pela instituição. Os editais com as informações especificas sobre cada etapa já estão disponibilizados no site do Cebraspe, no link de cada Subprograma.

As três avaliações deveriam ter ocorrido ainda no ano passado, mas, devido às limitações sanitárias impostas pela pandemia, não foi possível realizá-las no ano corrente do respectivo Subprograma. “Neste momento, retomar a realização do PAS possibilita a manutenção dos ciclos dos subprogramas. Também já estamos próximos ao novo ciclo de avaliação do PAS em 2021, que deve acontecer no segundo semestre, mediante análise do cenário epidemiológico”, explicou a decana substituta de Ensino de Graduação, Fernanda Moreno.

Assim, a prova da 1ª etapa do Subprograma 2020-2022 (PAS 1) será realizada no dia 27 de junho. A prova da 2ª etapa do Subprograma 2019-2021 (PAS 2) será realizada no dia 20 de junho. E a prova da 3ª etapa do Subprograma 2018-2020 (PAS 3) será realizada no dia 18 de julho de 2021. Os links para consulta aos locais de realização das provas estarão disponíveis, na página de cada Subprograma, a partir do dia 16 de junho, para candidatos do PAS 1; do dia 14 de junho, para candidatos do PAS 2; e do dia 5 de julho para candidatos do PAS 3.

A banca executora será o Cebraspe, que vem aplicando provas de grande porte desde maio de 2021, cumprindo todos os protocolos estabelecidos nos planos de contingência do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, além das instruções do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes). Orientações também são disponibilizadas aos candidatos por meio dos editais e manuais específicos.

A Universidade seguirá atenta à evolução da pandemia, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e as evidências científicas. Notícias sobre o PAS e demais processos seletivos da UnB, bem como recomendações aos candidatos, podem ser acessadas no site do Cebraspe e também nos canais oficias da Universidade.

ENTENDA – O cronograma do PAS previa originalmente a aplicação das provas do PAS 1 e PAS 2 no mês de março. No entanto, em janeiro, a UnB decidiu adiar a aplicação das provas dos subprogramas devido ao agravamento da pandemia. A aplicação do PAS 3, que também ocorreria em março, foi inviabilizada pelo decreto n. 41.874 do Governo do Distrito Federal, que estabeleceu o lockdown como medida para frear o contágio pelo coronavírus.

Por conta disso, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB aprovou, no final de março, mudanças excepcionais nos processos seletivos da instituição. Assim, todas as vagas do PAS foram alocadas para ingresso no segundo semestre de 2021, que deve iniciar em janeiro de 2022.

GUIA – Para orientar os candidatos, já está disponível o Guia do PAS. A publicação tem como objetivo facilitar o entendimento das regras do Programa, sendo uma orientação complementar aos editais. O Guia pode ser acessado no site do Cebraspe. Outras informações podem ser obtidas no site da seleção ou na Central de Atendimento ao Candidato, de segunda a sexta, das 8h às 19h pelo telefone (61) 3448 0100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..