SUSTENTABILIDADE

Na mesa de abertura, participantes destacaram a necessidade de preservação e restauração na Chapada dos Veadeiros, além de desafios orçamentários

Programação da Semana do Meio Ambiente segue até o próximo dia 9. Na imagem, convidados da mesa de abertura: acima, Márcia Abrahão (dir.); abaixo, Luís Henrique Neves (esq.) e André Cunha. Imagem: Reprodução/UnBTV

Restauração de Ecossistemas é o tema da Semana de Meio Ambiente 2021, promovida pelo Centro UnB Cerrado até esta quarta-feira (9). Esta é a primeira vez que o Centro realiza um evento como esse totalmente on-line, que coincide com as comemorações nacionais sobre o tema. Na mesa de abertura, nesta segunda (7), a tônica foi a importância de se falar em preservação e restauração de biomas brasileiros, em especial, o Cerrado.

Em sua fala, a reitora Márcia Abrahão destacou as ações da Universidade em prol da sustentabilidade. “Criamos a Secretaria de Meio Ambiente, elaboramos um Plano de Logística Sustentável com 41 metas, das quais 30 foram cumpridas já no primeiro ano. Temos ampliado a nossa matriz de geração de energia limpa, e, no final do ano, seremos a universidade federal com o maior parque de energia solar do Brasil”, pontuou.

André Cunha, diretor do Centro UnB Cerrado, relembrou as reflexões sobre restauração em novas dimensões, trazidas com a pandemia. “O turismo é a principal atividade da Chapada dos Veadeiros, e isso teve de ser revisto durante a pandemia. A gente consegue restaurar o turismo trazendo mais valores de sustentabilidade? Mais valores relacionados aos benefícios que a gente consegue entregar tanto para a população local como para os visitantes?”, questionou.

O chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Luís Henrique Neves, mencionou a importância de ter diversas instituições envolvidas em torno da temática ambiental. Ele também defendeu o fortalecimento dos espaços democráticos de discussão sobre o tema, cada vez mais em voga na sociedade.

“Na nossa região, vemos o aumento da demanda por moradia, a pressão pelo turismo, que usa diretamente os recursos naturais. Além disso, muitas pessoas vieram morar na Chapada durante a pandemia e a visitação tem aumentado, promovendo a ocupação do entorno de maneira acelerada”, avaliou.

ORÇAMENTO – O corte orçamentário – tanto nos órgãos e instituições responsáveis pelas políticas ambientais quanto nas universidades públicas federais – também foi lembrado durante o evento. A reitora Márcia Abrahão frisou que a UnB tem mantido investimentos na área, mesmo sem apoio do governo federal este ano para isso.

"Pela primeira vez na nossa história, teremos zero de orçamento de investimento vindo do Tesouro. Dependemos de nossa arrecadação própria para fazer investimentos. Mas temos usado todos os nossos recursos em prol da consciência ambiental da nossa comunidade, da gestão de rejeitos e compostagem”, exemplificou.

A Semana de Meio Ambiente 2021 segue até o próximo dia 9. Confira a programação e participe.

Confira a mesa de abertura: