SEGUNDA CHANCE

Discentes que não se cadastraram nos programas pelo Sigaa e perderam benefícios têm até 10 de junho para efetuar o procedimento

Em março de 2021, a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) começou a utilizar o Instagram para se comunicar melhor com os estudantes da UnB. Imagem: Divulgação

Estudantes que não renovaram, em abril, o cadastro nos programas de assistência da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), por meio do edital 007/2021, e perderam as bolsas, agora podem voltar a recebê-las com a requisição de recadastramento. O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) lançou o edital 009/2021, para renovação extraordinária de bolsas de assistência estudantil. As solicitações devem ser feitas até 10 de junho, pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Discentes contemplados com auxílio socioeconômico, moradia estudantil na modalidade pecúnia e auxílio creche podem efetuar o processo. Não é necessário anexar nenhuma documentação.

A renovação das bolsas é obrigatória a todos que optarem por continuar a receber os auxílios. A relação dos estudantes que têm o direito de renovar o benefício pode ser encontrada no site da DDS, na aba Editais.

Para serem contemplados pelos programas de assistência da Universidade, os estudantes devem passar por estudo socioeconômico junto à DDS, com validade de dez semestres. Por isso, beneficiários que tenham concluído o último estudo até o primeiro semestre de 2016 também devem, além de renovar as bolsas, realizar nova avaliação, em que é necessário anexar documentação comprobatória.

Em abril, 123 estudantes não haviam renovado o auxílio socioeconômico, 56 não efetuaram o procedimento para garantir o auxílio moradia e 16 recebiam ambos. A UnB possui mais de 7 mil beneficiários da assistência estudantil.

"É extremamente importante que todos os estudantes socioeconomicamente vulneráveis que necessitam de auxílios e benefícios da assistência estudantil do DAC façam o recadastramento, pois o sistema [Sigaa] é que regulará os pagamentos e o andamento desses benefícios. Assim como todos os estudantes têm que estar cadastrados no sistema para efetuar matrícula em disciplinas, eles também precisam estar cadastrados no Sigaa para poder pedir auxílios estudantis", reitera o decano do DAC, Ileno Izídio.

RENOVAÇÃO – As solicitações são feitas via Sigaa. Após acessar o sistema, o estudante deve efetuar o login e atualizar suas informações em Meus dados pessoais. Depois, quem não tiver aderido ao Cadastro Único deve fazer os procedimentos descritos no edital 009/2021. Por fim, o discente deve acessar, na parte superior do menu inicial, as seguintes abas, respectivamente: Bolsas, Solicitação de Bolsas Renovar Bolsa Auxílio. É necessário clicar no ícone Solicitar renovação de bolsa, sinalizado por uma bandeira verde.

A renovação feita por meio do edital extraordinário não garante o pagamento retroativo das bolsas que não foram repassadas aos discentes em função da ausência de solicitação por meio do edital divulgado em abril.

Caso o beneficiário não renove o auxílio, serão contemplados com bolsas os estudantes em listas de espera dos programas os quais o novo edital abrange. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado será divulgado no dia 15 de junho.

COMUNICAÇÃO – Em março de 2021, a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) criou um perfil no Instagram (@dds.dac.unb) para melhorar a comunicação com os estudantes da UnB. A rede social é utilizada para divulgar informações a respeito de novos editais, prorrogação de datas, renovação de bolsas e resultados. Também são divulgados dados específicos, como o número de contemplados com os auxílios da UnB, que têm como objetivo favorecer a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade.

Por meio do Instagram, é possível ter acesso a todos os canais oficiais da DDS e a ferramentas que ajudam os discentes na hora de se cadastrarem nos programas de assistência estudantil da UnB. Um exemplo disso é o simulador de documentos, o qual auxilia o discente a separar a documentação necessária para efetuar a avaliação socioeconômica. Além do Instagram, o Facebook também é utilizado pela diretoria para manter contato com a comunidade acadêmica.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB