O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília, em sua 630ª reunião, nesta quinta-feira (2), trouxe um pedido do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) para que as unidades comecem a planejar atividades presenciais na oferta de disciplinas, para possível implementação no próximo semestre, o 2º/2021, previsto para começar em 17 de janeiro.
"Não se trata de antecipar uma decisão [sobre retorno presencial] que é do Cepe, mas de começarmos a planejar algo para quando esse momento chegar e o Conselho puder deliberar sobre o assunto", explicou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.
"Pedimos aos senhores conselheiros que reforcem junto às suas unidades a importância desse processo, uma vez que temos elementos que nos permitem vislumbrar o avanço para a etapa dois do Plano de Retomada", acrescentou o vice-reitor, Enrique Huelva.
Ao elaborarem a lista de oferta, as unidades devem observar a Circular DEG nº 30/2021, que traz prioridades para o planejamento, levando em consideração questões como demandas de prováveis formandos, por exemplo. Também será necessário elaborar um planejamento alternativo, caso o Cepe decida pela manutenção das atividades em formato remoto.
"É mais fácil voltarmos para o formato on-line a partir desse planejamento, caso necessário, do que o contrário", reforçou Diêgo Madureira.
OUTROS ASSUNTOS – Durante a reunião do Cepe, também foi apresentada aos conselheiros, para que levem a discussão às suas respectivas unidades, a proposta de regulamentação de estágios de graduação na Universidade de Brasília. A demanda surge do crescente número de questionamentos judiciais e da necessidade de padronizar os entendimentos e procedimentos dentro da UnB, o que deve levar a uma redução no tempo necessário para tramitar o processo na instituição.
Também foi aprovada a atualização dos atos regulatórios de autorização de cursos de graduação da UnB. Na prática, as nomenclaturas e os números de vagas que são utilizados pela Universidade e constam em edital serão atualizados no e-MEC, sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil.
Foram aprovadas ainda a indicação dos professores Cláudio Lorenzo, do Departamento de Saúde Coletiva, e Carla Targino, do Departamento de Enfermagem, ambos da Faculdade de Saúde, para a direção do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Nesp/Ceam) para o biênio 2021-2023. A chapa foi a única concorrente e foi eleita pela unidade e aprovada pelo Cepe por unanimidade.
Leia também:
>> Centro Olímpico da UnB completa 50 anos
>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022
>> UnB avança em ranking regional e ocupa a quinta posição entre as federais brasileiras
>> Referência no país, Hospital Universitário completa 49 anos
>> Trilha virtual ensina o ciclo das águas para estudantes do ensino básico
>> Evento nacional premiará podcasts universitários
>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai
>> HUB oferece programa de reabilitação pulmonar pós-covid
>> UnB opera a única estação de tecnologia infrassom do país
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus