UnB EM AÇÃO

Brasil conta com quase 7 milhões de infectados e mais de 182 mil óbitos por covid-19. Publicação também destaca lançamento da revista Darcy nesta semana

Boletim apresenta atualizações sobre a pandemia, além de informações sobre ações da Universidade de combate à covid-19. Imagem: Reprodução

A 31ª edição do Boletim Coes, publicado pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, traz dados atualizados em relação à pandemia no Brasil e no mundo. Além disso, dá visibilidade a iniciativas da Universidade de combate à covid-19 e de disseminação de informações científicas sobre o cenário epidêmico.

>> Leia a íntegra da 31ª edição do Boletim Coes

COVID-19 NO BRASIL – Os registros mais recentes apontam que o Brasil tem 6.974.258 casos confirmados de covid-19, além de 182.854 mortos pela doença, que avança rapidamente em 74% dos estados brasileiros. Nesta semana, o Ministério da Saúde apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19.

COVID-19 NO MUNDO – Em nível global, 1.605.017 pessoas perderam a vida devido à covid-19, que já infectou mais de 73 milhões de pessoas. Na Europa, países que conseguiam controlar a segunda onda de infecções, como Reino Unido e Alemanha, voltaram a apresentar alta incidência da doença. A situação segue problemática nos países escandinavos e nas ex-repúblicas soviéticas.

Nas Américas, Canadá e Estados Unidos continuam com forte incidência de casos positivos – os estadunidenses iniciaram nesta semana a vacinação de sua população, após a aprovação da vacina da Pfizer-BioNtech. No México, o número de novos casos voltou a crescer, bem como em países da América Central, como Panamá, Haiti, Belize, Cuba e República Dominicana. Entre os sul-americanos, além do Brasil, Guiana Francesa, Paraguai, Equador, Uruguai, apresentam recrudescimento da doença.

A situação não é muito diferente na Ásia, onde Coreia do Sul, Malásia, Japão, Tailândia, Sri Lanka e Hong Kong apresentam incidência acelerada da covid-19. No continente africano, África do Sul, República Democrática do Congo, Namíbia, Ruanda, Mali, Senegal, Sudão, Uganda e Nigéria mostram altos índices de casos, ainda enfrentando a primeira onda. Na Oceania, não há mudanças significativas no cenário.

PANORAMA DA PANDEMIA – A 24ª edição da Darcy, revista de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília, será lançada nesta semana. Para este número, foram feitas reflexões e análises sobre causas e consequências de epidemias como a do novo coronavírus em diversos aspectos, como social, histórico, econômico, ambiental, das políticas públicas e da saúde mental.

A revista destaca também o papel das universidades e demais centros de pesquisa em soluções para a pandemia, além de iniciativas de relevância desenvolvidas por cientistas da UnB contra a covid-19. Confira em breve as matérias desta edição no site: www.revistadarcy.unb.br

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 31ª edição do Boletim Coes