HOMENAGEM

Cinco egressos foram laureados com o título inédito por se destacarem em suas áreas de conhecimento

Egressos são homenageados por suas relevantes trajetórias profissionais. Montagem: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Cinco ex-alunos da Universidade de Brasília foram homenageados, nesta sexta-feira (23), com o título de Honra ao Mérito, entregue pela instituição pela primeira vez. A honraria é um reconhecimento a egressos que se destacaram dentro e fora da UnB. A cerimônia de outorga ocorreu durante a reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) em comemoração aos 59 anos da UnB, transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube.

 

A cada ano, serão escolhidos cinco ex-alunos para receber o título, um em cada área do conhecimento. A intenção é que a entrega aconteça sempre em uma data próxima dos aniversários da UnB e de Brasília, celebrados no dia 21 de abril. Os homenageados são indicados pelas unidades acadêmicas, com aprovação pelo Consuni.

 

Desta vez, foram agraciados os egressos Fernanda Werneck (do Instituto de Ciências Biológicas), Flavio Calmon (da Faculdade de Tecnologia), Joaquim Kaxinawá (do Instituto de Letras), Leonardo Bursztyn (da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas) e Myriam Jimeno (do Instituto de Ciências Sociais). Conheça a trajetória dos laureados.

 

FERNANDA WERNECK – Graduada em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia pela UnB, a pesquisadora fez doutorado na Brigham Young University (Estados Unidos). Faz parte do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desde 2013, onde é coordenadora do Programa de Coleções Científicas Biológicas e vice-curadora da Coleção Herpetológica. Fernanda Werneck é bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e possui mais de 40 artigos publicados em periódicos com fator de impacto.

 

Atualmente, está credenciada em três programas de pós-graduação: em Ecologia (Eco) e em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (GCBev), ambos do Inpa, e em Zoologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisadora já foi reconhecida com o prêmio L'Oreal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência em 2016 e o International Rising Talents Award do programa L'Oreal-Unesco For Women in Science em 2017.

 

Indicada ao título de Honra ao Mérito pela comunidade do Instituto de Ciências Biológicas (IB), em função de sua atuação em pesquisas e para a difusão do conhecimento no campo da ecologia e da zoologia, Fernanda diz que seu sentimento é de gratidão: “A UnB faz parte da minha história, e saber que eu fiz parte da história dela, mesmo que só um pouquinho, me deixa muito feliz”, compartilha. Ainda segundo a cientista, a Universidade foi essencial para sua formação. “Meu período na UnB construiu os fundamentos de tudo que eu sei e acredito”, conta.

 

FLAVIO CALMON – Atualmente professor assistente do curso de Engenharia Elétrica da Harvard University, Flavio Calmon é graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela UnB, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Desenvolve pesquisas em teoria da informação, inferência e estatística, com aplicações para justiça, privacidade, aprendizado de máquina e engenharia de comunicações.

 

O docente acredita que seu mais recente trabalho foi de grande relevância para que recebesse a homenagem. Calmon é responsável pelo desenvolvimento de métodos para garantir que algoritmos de machine learning não apresentem discriminação categórica (classe, etnia, gênero, entre outros). “Tenho muito orgulho de ter estudado na UnB. Essa honraria me deixa muito feliz e emocionado. A instituição foi fundamental para minha trajetória profissional e pessoal”, declara o egresso.

 

JOAQUIM KAXINAWÁ – Nascido na Terra indígena Praia do Carapanã, no município acreano de Taracauá, Joaquim Kaxinawá é mestre e doutor em Linguística pela UnB. Atualmente, cursa pós-doutorado na Universidade Federal do Acre (UFAC). Ex-seringueiro e agora professor, ele foi o primeiro indígena a receber o título de doutor na UnB e a defender tese sobre sua própria língua. 

 

>> Relembre: Um doutor em Linguística, uma história de luta

 

Alfabetizado na língua portuguesa aos 20 anos, o pesquisador contou, em entrevista, que um dos maiores desafios enfrentados durante o doutorado foi a dificuldade de encontrar pesquisas na língua de seu povo. Joaquim Kaxinawá tem contribuído para a preservação da língua indígena Hãtxa Kui, falada pelo povo Huni Kuín, com a produção de cartilhas e materiais didáticos para alfabetização e letramento no idioma.

 

LEONARDO BURSZTYN – Desde 2019, é professor titular de economia na University of Chicago (Estados Unidos), mas iniciou o trabalho na instituição em 2016. Fez mestrado e graduação em Economia na UnB e doutorado na Harvard University (Estados Unidos). Suas pesquisas mais recentes envolvem questões, como comportamento, política e desenvolvimento econômico.

 

O professor, nomeado à honraria pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), reconhece a importância da trajetória acadêmica na UnB para seu trabalho: “Minha carreira realmente começou na UnB, é uma enorme felicidade”, conta.

 

MYRIAM JIMENO – Myriam Jimeno é doutora em Antropologia pela UnB e professora emérita da Universidad Nacional de Colombia. Nascida na Colômbia, ela é uma das mais antropólogas mais destacadas no país. Já foi reconhecida como investigadora emérita pelo antigo Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia e recebeu as medalhas de Mérito Universitário e Academia Integral Meritória da instituição onde atualmente leciona.  

 

Desde 1993, Jimeno dedica-se a estudar a relação entre cultura, conflitos sociais e ações de violência. De acordo com ela, o doutorado na UnB fortaleceu seu trabalho como pesquisadora. A docente diz, ainda, que a experiência de frequentar a UnB foi “o latino-americanismo na prática''. “Me encontrei com a América Latina, representada por estudantes dos mais diversos países, e ao mesmo tempo, aprendi sobre a importância da comunicação e do diálogo”, comenta a pesquisadora.

 

Confira a reunião extraordinária do Consuni:

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

 

Leia também:

>> CAD aprova Relatório de Gestão 2020

>> UnB tem cerca de 200 projetos de combate à covid-19 em andamento com apoio institucional

>> Projeção e esperança para os 60 anos da UnB, em 2022

>> Sessão especial do Consuni marcará 59º aniversário da UnB

>> UnB completa 59 anos gerando impacto dentro e fora dos ambientes de ensino

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> Sessão especial do Senado comemora os 61 anos de Brasília

>> Retomada segura é prioridade da UnB nestes 59 anos

>> Projeto da UnB e do MEC contribui para a gestão da educação básica nos municípios

>> Cepe começa discussão sobre mudança no regime de trabalho dos docentes

>> Jardins do ICC florescem para o aniversário da Universidade

>> Comitê permanente discutirá gestão de infraestrutura da Universidade de Brasília

>> Hospitais veterinários da UnB seguem funcionando

>> Dasu realiza grupos focais na segunda etapa da pesquisa de saúde mental

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.