INSTITUCIONAL

Documento que mostra a atuação da UnB no primeiro ano da pandemia irá agora para análise do Tribunal de Contas da União

Documento de prestação de contas da UnB do exercício de 2020 reúne informações financeiras e contábeis, bem como sobre estrutura organizacional, governança, riscos, oportunidades e perspectivas. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O Conselho de Administração (CAD) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (22), o Relatório de Gestão 2020 da Universidade de Brasília (UnB). "Fizemos a melhor radiografia possível da Universidade num ano muito desafiador, por conta das restrições orçamentárias e o enfrentamento da pandemia de covid-19", afirmou Denise Imbroisi, decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, responsável pela produção do documento a ser encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Para o professor Laudimar Alves de Oliveira, que elaborou o parecer analisado pelo CAD, o relatório deveria ser leitura obrigatória para toda a comunidade universitária, em especial os servidores em cargos de gestão. Em seu texto, o docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) aponta "o inegável esforço de toda a comunidade da UnB, capitaneada pela administração superior, em manter o padrão de excelência acadêmica reconhecido por diversos indicadores nacionais e internacionais".

 

"O relatório demonstra o valor público da instituição, com visão dos seus negócios, das áreas finalísticas e meio, com análise ambiental, suas dificuldades e o alcance da excelência, respeitando seus valores, em meio a tantas adversidades enfrentadas nesta gestão", ponderou a técnica Rivany Borges Beu Bernardes, do Instituto de Geociências (IG).

 

>> Acesse aqui o Relatório de Gestão 2020

 

Segundo Denise Imbroisi, o mais relevante é mostrar o que a UnB entrega à sociedade por meio de suas atividades-fim: ensino, pesquisa e extensão. "E os principais objetivos do relatório são a clareza e a transparência das informações", detalhou. Na pessoa da servidora Kátia Maria da Silva, diretora de Planejamento do DPO, a reitora Márcia Abrahão parabenizou todos os responsáveis pela sistematização das ações do ano passado, "motivo de muito orgulho para toda a Universidade de Brasília".

Documento, aprovado por unanimidade pelos conselheiros, foi apresentado pela decana de Planejamento, Orçamento  e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi (à direita). Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O professor Abimael Costa, da Auditoria Interna da UnB, ressaltou a qualidade de um relatório "em conformidade com as exigências do TCU para o novo modelo de prestação de contas anual, no formato de relato integrado, que é um modelo internacional". Na opinião do auditor-chefe, o trabalho "representa uma boa prática de governança, fortalece a transparência da UnB e contribui para o controle social".


Em mais de 170 páginas, a prestação de contas do exercício 2020, ano de desafios inéditos na história da UnB, apresenta a complexa gestão da Universidade em capítulos que incorporam estrutura organizacional, governança, informações financeiras e contábeis, além de riscos, oportunidades e perspectivas.

 

"Mostra, ainda, como nos reinventamos para o ensino remoto e como atuamos fortemente na preparação do espaço físico para a retomada, quando esta for possível", disse Denise Imbroisi na apresentação ao CAD.

 

Na parte final de seu parecer, o professor Laudimar Alves de Oliveira destaca as ações de enfrentamento à pandemia realizadas pela UnB, com a atuação de seus pesquisadores, a criação de diferentes comitês e os variados suportes oferecidos, "no indiscutível papel de vanguarda científica e social". Escreveu: "Apesar do atípico exercício de 2020, os avanços nas ações acadêmicas apontam a elevada capacidade de resiliência de toda a comunidade, sem descuidar do acolhimento de parcela significativa de vulneráveis".

 

O Relatório de Gestão 2020 está disponível para leitura na página do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO): Relatório de Gestão 2020.

 

Confira a 403ª reunião do CAD:

 

Leia também:

>> UnB tem cerca de 200 projetos de combate à covid-19 em andamento com apoio institucional

>> Projeção e esperança para os 60 anos da UnB, em 2022

>> Sessão especial do Consuni marcará 59º aniversário da UnB

>> UnB completa 59 anos gerando impacto dentro e fora dos ambientes de ensino

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> Sessão especial do Senado comemora os 61 anos de Brasília

>> Retomada segura é prioridade da UnB nestes 59 anos

>> Projeto da UnB e do MEC contribui para a gestão da educação básica nos municípios

>> Cepe começa discussão sobre mudança no regime de trabalho dos docentes

>> Jardins do ICC florescem para o aniversário da Universidade

>> Comitê permanente discutirá gestão de infraestrutura da Universidade de Brasília

>> Hospitais veterinários da UnB seguem funcionando

>> Pesquisadores da Universidade investigam variantes do novo coronavírus

>> Dasu realiza grupos focais na segunda etapa da pesquisa de saúde mental

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.