GESTÃO

Servidores do DPI falaram sobre pandemia, trabalho remoto e avaliação do trabalho em equipe

Membros da administração superior e do DPI trocaram impressões sobre o trabalho do decanato. Foto: Reprodução

 

A reitora Márcia Abrahão conversou, nesta terça-feira (20), com servidores do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), responsável por planejar e gerenciar as políticas do setor na UnB. O papel do DPI durante a pandemia, no gerenciamento do Comitê de Pesquisa, Extensão e Inovação de Combate à Covid-19 (Copei), foi um dos destaques do encontro.

 

Sobre esse desempenho, a diretora de Pesquisa do DPI e presidente do Copei, Cláudia Amorim, ressaltou que o trabalho no comitê tem sido recompensador, apesar de muito intenso. “Para os membros do Copei foi muito gratificante e as pessoas sentem orgulho em dizer que participaram disso, que foi marcante para elas também.”

 

O comitê elaborou editais para receber projetos voltados ao combate à pandemia em diversas áreas. Isso possibilitou à UnB ter conhecimento sobre os trabalhos desenvolvidos e poder destinar recursos e submeter projetos. “Ter criado o Copei foi um grande salto que a gente deu e nos proporcionou muita tranquilidade para tomar decisões sobre projetos”, avaliou a reitora Márcia Abrahão. 

 

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, agradeceu a parceria do DPI nas ações conjuntas dos decanatos. Também chamou a atenção para a necessidade de uma melhor coleta de dados das pesquisas desenvolvidas na Universidade, com o objetivo, por exemplo, de dar mais transparência a avaliações dentro e fora do Brasil. “Vamos trabalhar no sentido de integrar essas informações e mostrar todo o trabalho que a Universidade faz. Essas ações são necessárias para a UnB continuar se desenvolvendo e sendo reconhecida”, disse.

 

A servidora Maria José Félix contou como se sente ao ver o estímulo que o DPI dá às produções acadêmicas realizadas por técnicos. “São ações muito interessantes, que nos orgulham, tanto como servidor técnico quanto como membro da comunidade em si.”

 

TRABALHO REMOTO – Outro ponto abordado na reunião foi a sobrecarga de trabalho sentida por alguns técnicos durante a pandemia. A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, reconheceu o esforço da equipe: “Temos um trabalho de muita pressão. No ano passado, a equipe ficou muito sobrecarregada. Neste momento, vamos focar nos processos de trabalho para diminuir e simplificar o trabalho”, afirmou.

 

Síntia Pinheiro, servidora do DPI, perguntou à reitora como ela avalia o trabalho desenvolvido pelos técnicos de forma remota durante a pandemia e quais as perspectivas para adoção do sistema híbrido para os próximos anos. “A minha avaliação é a melhor possível. Estamos há um ano e meio trabalhando de forma remota com os técnicos e estamos indo muito bem”, afirmou Márcia Abrahão, ao relembrar que a UnB foi a primeira universidade a aprovar a resolução para o trabalho remoto.

 

“Estamos com quase tudo pronto para implantar o trabalho remoto no pós-pandemia”, adiantou a reitora. A única exigência do Ministério da Economia que ainda não foi atendida é a utilização de um sistema para a avaliação do trabalho remoto. O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) estão avaliando os sistemas já existentes em outros órgãos públicos.

 

Leia também:

>> Desenvolvido no IL, projeto para ensino de português a surdos é adotado pelo Ministério da Educação

>> Pilar del Río inspira estudantes a assumirem papéis ativos na sociedade

>> Relatório de Gestão 2020 registra ações e resultados da UnB em ano histórico

>> UnB é 16ª melhor entre universidades da América Latina, aponta ranking

>> Em entrevista à UnBTV, ex-ministro Renato Janine Ribeiro diz que a ciência precisa conquistar a opinião pública

>> Limitação orçamentária imposta à UnB começa a impactar a assistência estudantil

>> Consuni aprova relatório de atividades do Ceam

>> Metodologia de ensino desenvolvida por professor da UnB recebe prêmio nacional

>> Cepe mantém atividades acadêmicas em modo remoto

>> Pesquisadores da UnB analisam atual situação da pandemia no Brasil

>> Conselho Comunitário pede manutenção de vagas e cursos noturnos

>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32

>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19