Os desafios enfrentados e superados durante a pandemia de covid-19 para o ensino de graduação de forma remota foram parte importante da conversa dos servidores do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) com a reitora Márcia Abrahão Moura, no Diálogo com a Reitora realizado na tarde desta terça-feira (13).
A reitora fez breve explicação sobre a situação atual da Universidade e os eixos que norteiam a gestão. Aproveitou a oportunidade para parabenizar os servidores do decanato pelo sucesso nos processos realizados de forma remota desde o início da pandemia. “Nós temos aproximadamente 39 mil estudantes de graduação e vocês fizeram tudo de forma exemplar nesse ano que passou. E já estão fazendo neste em que ainda vamos continuar de forma remota”, afirmou.
Para o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, as realizações do decanato neste período inédito na trajetória da UnB foram possíveis graças ao comprometimento de toda a equipe. “Tenho recebido de todos uma resposta muito boa no sentido de que temos condições de arrumar a casa, de nos ajustar a esse momento. Todas as pessoas do DEG são indispensáveis nesse processo. É uma engenharia muito complexa e ela funciona bem por conta dessas pessoas”, elogiou.
Um dos ajustes a serem feitos está no estágio supervisionado em escolas do Distrito Federal. “Como alguns estudantes da residência pedagógica estão sendo vacinados, eles começam a ficar inquietos para querer voltar para a escola. Fazer estágio dentro da escola de forma remota está sendo desafiador", disse a coordenadora de Integração das Licenciaturas, Ana Júlia Pedreira. "Estamos tentando suavizar isso, sanando dúvidas e conscientizando os estudantes sobre a necessidade de permanecerem de forma remota enquanto a UnB também estiver neste formato.”
Outra questão lembrada pela coordenadora foi o remanejamento de bolsas, feito dentro do DEG para atender ao maior número possível de estudantes. “Sabemos que, para muitos estudantes, essa é a diferença entre continuar estudando ou sair da universidade. A gente sempre está lutando para ampliar essas ações e os estudantes percebem isso. Outro dia, eles comentaram que nunca tiveram tantas ofertas de bolsas ao mesmo tempo”, lembrou Ana Júlia.
Temas mais amplos, como a situação política do país, também foram discutidos. O servidor Werner de Oliveira falou sobre a necessidade de a UnB defender o que chamou de “cultura própria da Universidade”, referindo-se aos valores disseminados por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. “Não podemos esquecer que o conceito de universidade pública e o conceito de UnB estão sendo atacados. Temos que trazer os nossos estudantes para reconhecer que estão na Universidade de Brasília, que, com muito esforço, está de pé”, ressaltou.
Leia também:
>> Atração cultural recepciona estudantes
>> Limitação orçamentária imposta à UnB começa a impactar a assistência estudantil
>> Palestra virtual de Pilar del Río marca início do semestre letivo na UnB
>> Metodologia de ensino desenvolvida por professor da UnB recebe prêmio nacional
>> Reitora dialoga com Decanato de Assuntos Comunitários
>> Morre o ex-reitor João Cláudio Todorov
>> UnB celebra orgulho LGBTQIA+
>> Cepe mantém atividades acadêmicas em modo remoto
>> Pesquisadores da UnB analisam atual situação da pandemia no Brasil
>> Conselho Comunitário pede manutenção de vagas e cursos noturnos
>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32
>> Pioneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Física completa 15 anos
>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus