UnB EM AÇÃO

Universidade apresenta balanço das ações que garantiram segurança à comunidade e permitiram o funcionamento da instituição no último ano

Representantes de diversas unidades da UnB envolvidos nas ações do Ccar compartilharam os avanços conquistados no último ano. Imagem: Reprodução UnBTV

Preservar vidas e garantir que a Universidade de Brasília cumpra com excelência suas rotinas administrativas e de ensino, pesquisa e extensão frente à pandemia de covid-19. Os objetivos nortearam as ações do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar), que divulgou um balanço das suas atividades em evento on-line realizado nesta quarta-feira (28).

O relatório com a síntese das ações coordenadas pelo Comitê está disponível para download, estruturado em quatro eixos: apoio físico e psicológico; prevenção e protocolos de segurança; apoio acadêmico e administrativo; e ensino, pesquisa e extensão contra a covid-19. Os esforços conjuntos também foram apresentados em vídeo institucional (veja abaixo), com relatos de decanos, gestores e servidores da UnB.

Da lista, destacam-se as atividades voltadas para o ensino e o aprendizado na modalidade remota, a elaboração de planos de contingência e de segurança, a preparação e avaliação de uso e ocupação dos espaços físicos, o apoio psicossocial a servidores e discentes, a realização de pesquisa social, o monitoramento da situação epidemiológica no Distrito Federal, o desenvolvimento de projetos científicos e a garantia à assistência estudantil e à inclusão digital dos alunos.

A reitora Márcia Abrahão enviou uma mensagem de agradecimento pela dedicação e pelo trabalho dos membros do Comitê, ressaltando que a UnB fez muito ao longo deste ano atípico. A gestora também projetou força e disposição para que, aos poucos, seja possível o retorno das “atividades pessoais e profissionais presencialmente, de forma segura e planejada, seguindo as orientações do Ccar”.

Os esforços conjuntos da UnB durante o período de pandemia em dez minutos:

AÇÕES POR ÁREAS – Os eixos de atuação do Ccar foram, desde maio de 2020, discutidos e trabalhados por seis subcomitês: Infraestrutura, Atividades Acadêmicas, Comunicação, Compras e Contratos Administrativos, Gestão de Pessoas e Atividades Administrativas.

O vice-reitor Enrique Huelva, que preside o Ccar, afirmou que o objetivo mais precioso do evento desta quarta-feira (28) foi agradecer a todos que atuaram para superar os desafios. São “vozes representativas que dobraram seus esforços e suas jornadas de trabalho para contribuir com a preparação da Universidade de Brasília e que tiveram que modificar seu dia a dia para que a UnB continuasse acontecendo com a qualidade que lhe é característica”.

>> Acesse os relatórios de cada subcomitê do CCar

Um dos desafios consistiu em viabilizar as aulas na modalidade remota. Diretora do Centro de Educação a Distância (Cead) e integrante do subcomitê de Atividades Acadêmicas, Letícia Lopes Leite lembrou que foi necessário implementar um ambiente virtual de ensino e aprendizagem com qualidade e complexidade para atender uma comunidade de mais de 60 mil usuários, oferecer formações para os usos das tecnologias e ainda constituir uma rede de apoio e parceria entre diversas unidades.

Outra missão colocada ao Ccar residiu no planejamento para o retorno presencial progressivo, com etapas que dialogassem com os indicadores epidemiológicos elaborados pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes). Sobre isso, a diretora Kátia Maria da Silva – do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) – enfatizou a elaboração do plano geral de retomada, documento robusto pensado para zelar pela saúde de toda a comunidade universitária.

Para Fernando Barbato Couto, da Diretoria de Contratos Administrativos (DCA/DAF), a principal preocupação do setor foi a manutenção dos contratos, dos empregos e a preservação da vida, além da revisão de normas e protocolos para a compra de materiais e equipamentos que deem segurança à comunidade.

Informar e engajar a comunidade universitária nas novas dinâmicas que estão sendo implementadas são missões do Subcomitê de Comunicação. Após reforçar que isso só pode ser alcançado quando há estímulo para que todos se tornem agentes de comunicação, o secretário de Comunicação da UnB, Paulo Schnor, apresentou que, em um ano, a instituição divulgou 480 matérias sobre a covid-19, postou mais de mil mensagens em redes sociais, produziu 248 peças audiovisuais e alcançou cerca de 9 mil inserções na imprensa. Ao todo, a página da Universidade registrou 900 mil acessos em matérias relativas a temas de orientação em tempos de covid.

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Juliana Gehlen informou sobre o extenso trabalho do Comitê de Grandes Espaços, como a elaboração dos protocolos que devem ser seguidos em relação aos fluxos de pessoas, ventilação, limpezas dos ambientes, além das análises dos planos de contingência das unidades e dos edifícios da UnB. “Precisamos pensar a ocupação desses espaços. Não só do ponto de vista da segurança, mas em como vai ser para o usuário. Os locais terão, por exemplo, que receber indicações sobre como devem ser ocupados”, pontuou. O evento completo transmitido pela UnBTV está disponível abaixo.

>> Conheça o Repositório UnB em Ação

>> Confira a entrevista do vice-reitor Enrique Huelva sobre o Ccar