EXEMPLO

Apesar da pandemia, instituição seguiu executando ações de seu Plano de Logística Sustentável, com bons resultados

Resíduos verdes das atividades de jardinagem são aproveitados em sistema de compostagem criado na Prefeitura da UnB. Em 2020, aproveitamento do material foi cinco vezes maior se comparado com 2018. Foto: André Gomes/Secom UnB

Embora 2020 tenha sido um ano atípico na Universidade de Brasília por conta da pandemia de covid-19, a instituição seguiu promovendo as ações com foco na responsabilidade social e em valores ambientais previstas em seu Plano de Logística Sustentável (PLS). A manutenção do sistema de compostagem, que seguiu sendo executada com mão de obra reduzida, teve melhora de quase 100% no desempenho em relação a 2018, quando o PLS foi implementado. É o que mostram os resultados alcançados pela UnB em 2020.

Com as podas de árvores realizadas do campus Darcy Ribeiro, foram recolhidos 4 mil metros cúbicos de resíduos verdes para compostagem, cinco vezes a mais que em 2018. Também foram produzidos 600 metros cúbicos de compostos orgânicos a partir do material verde coletado, enquanto que dois anos antes foram 354.

>> Confira parte dos resultados do PLS no Relatório de Gestão 2020

Além disso, houve redução no consumo de água, energia elétrica, folhas de papel, copos descartáveis e combustível devido à suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos campi. “A pandemia fez com que fosse reduzido o consumo na Universidade, o que já era esperado”, explica o secretário de Meio Ambiente da UnB, Pedro Zuchi.

De acordo com ele, a execução do PLS não foi tão prejudicada pela pandemia, visto que nos últimos dois anos houve avanço significativo nas metas de sustentabilidade. A Universidade chegou a atingir, em 2019, 30 das 41 que foram propostas. “Já havíamos conseguido melhorar em algumas questões, como consumo de materiais, água e energia, metas que conseguimos atingir ainda antes da pandemia”, afirma.

Em 2020, seguiu-se com a modernização de estruturas de consumo de água, busca de vazamentos e investimento em equipamentos para reduzir o desperdício de água, como torneiras e válvulas de pressão. Zuchi também conta que houve grandes avanços no âmbito de descarte consciente de resíduos perigosos, e que a intenção é criar um sistema de reutilização desses descartes. Ao total, foram coletados 12 mil quilos de resíduos químicos.

Outra área em que a instituição teve bom desempenho foi a de geração de energia fotovoltaica: “Tínhamos quatro usinas implantadas e avançamos com a instalação de mais três; já na parte de conservação de energia, colocamos equipamentos para controle on-line e efetuamos a troca de lâmpadas fluorescentes por de led”, ressalta o secretário.

Universidade terá maior sistema de geração de energia solar entre as federais. Na foto, placas fotovoltaicas instaladas em prédio do campus Darcy Ribeiro. Foto: David Sued Pontes Aguiar

A expectativa é que, até o final deste ano, a instituição tenha 11 mini usinas de geração de energia solar, nos quatro campi. “Temos ampliado a nossa matriz de geração de energia limpa, e, no final do ano, seremos a universidade federal com o maior parque de energia solar do Brasil”, projeta a reitora Márcia Abrahão.

Para Pedro Zuchi, os resultados das ações do PLS em 2020 permitiram avaliar os dados alcançados ao longo dos anos com a cautela necessária para aprimorar e aprofundar as iniciativas e estratégias da Universidade em eventual retorno à presencialidade.

Em 2021, será iniciado um novo ciclo de planejamento das ações, a partir da aprovação de novas metas e estratégias para promover a sustentabilidade dentro dos campi. Entre elas, prevê-se a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) e da mortalidade de aves em vidraças, além da realização de mais contratações sustentáveis.

>> Saiba mais: UnB faz testes para reduzir mortalidade de aves em fachadas envidraçadas

SEMANA DO MEIO AMBIENTE – Neste mês de junho, iniciativas promovidas pelas unidades acadêmicas reforçaram o engajamento da Universidade na discussão e defesa das causas ambientais. O Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) promoveu, entre os dias 2 e 4 de junho, sua Semana do Meio Ambiente. O evento abordou, entre outros temas, a crise de desmatamento na Amazônia, o empreendedorismo feminino e os desafios ambientais dos países de língua portuguesa.

Já entre os dias 7 e 9 de junho ocorreu a primeira edição da Semana do Meio Ambiente do Centro UnB Cerrado. O evento foi on-line, transmitido pela UnBTV em seu canal no YouTube, e teve como tema a restauração de ecossistemas. Realizados com convidados de diferentes universidades federais brasileiras, os debates abordaram a reintrodução de espécies na Chapada dos Veadeiros, mudanças climáticas, recursos hídricos, segurança alimentar e turismo e conservação da fauna.

*estagiária de Jornalismo da Secom/UnB